GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Lição para os médicos

A IBM do Brasil e a Meta Informática desenvolveram um software que permite ao médico acompanhar o desenvolvimento da criança portadora da síndrome.

A IBM Brasil e a meta informática, especialista em criar programas de computador, gravaram um aula de Medicina em 1000 disquetes, que podem ser copiados livremente. O tema é a síndrome de Down: a maioria das pessoas possui 26 pares de cromossomos; mas, em um de cada 600 partos, a criança nasce com três cromossomos no lugar do par número 21. O cromossomo extra determina uma série de sintomas, como olhos puxados e lábios grossos, problemas de pele, retardamento mental, malformações nos rins e no coração. Metade dessas crianças morre antes de completar o primeiro aniversário; já o portador da síndrome que atravessa esse duro período pode ter uma expectativa de vida normal.

“Um obstáculo, porém era falta de informação entre os médicos”, lamenta o pediatra Marcos José Burle de Aguiar, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, que colaborou no projeto. Com o disquete, o médico vê na tela do computador o passo a passo do diagnóstico pré e pós-natal, tabelas para acompanhar o desenvolvimento da criança portadora, além de conselhos sobra como ligar com suas eventuais complicações de saúde. “ Existem duas versões do programa, uma para microcomputador e outra para computadores de maior porte, comuns em escolas e hospitais”, conta Aguiar. “Assim, esperamos alcançar um grande número de médicos.”