Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Não entende o Tumblr? O fundador explica

Confira a entrevista com David Karp, o criador da ferramenta que mistura blog e rede social

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 26 jul 2012, 22h00

Felipe Van Deursen e Luiz Romero

O Tumblr cresceu e agora investe nos brasileiros, a segunda maior comunidade dentro da plataforma. Antes de entrar nessa, entenda como a ferramenta – uma mistura de blog e rede social – saiu da cabeça de David Karp para conquistar 11 milhões de usuários e hospedar 60 milhões de blogs.

Como o Tumblr nasceu?
Em 2007, a ideia de criar uma identidade na web já era popular, mas as ferramentas focavam em mídias específicas (Flickr para fotos, YouTube para vídeos, Delicious para links). Faltava um serviço para expressar a própria criatividade de forma completa. Foi com essa ideia em mente que o Tumblr surgiu.

E como ele virou essa mistura de rede social e plataforma de postagem?
O Tumblr começou como ferramenta de publicação, cresceu e virou essa rede de mídia que vemos hoje. Evoluímos em dois momentos: quando o usuário conseguiu seguir outros blogs e quando pôde reproduzir conteúdo de outros usuários. Com isso, a rede tomou forma.

Na internet, serviços surgem e somem rapidamente. O Tumblr vai sobreviver?
Pensamos no Tumblr como uma ferramenta para criadores e ela deve ser perfeita dentro desse objetivo. Além disso, espero transformá-lo em uma dessas empresas duradouras, como Apple e Google, que mudam o mundo em larga escala e por muito tempo.

Continua após a publicidade
Publicidade