PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo telescópio

Novo telescópio construído pelo Observatório Astrofísico Smithsonian, nos EUA, consegue imagens de raios X com detalhes de apenas 500 quilômetros na superfície do Sol.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 30 set 1990, 22h00

Detalhes de apenas 500 quilômetros na superfície do Sol – correspondente a 0,04% de seu diâmetro – tornaram-se visíveis pela primeira vez graças a um telescópio construído pelo Observatório Astrofísico Smithsonian, nos Estados Unidos. O aparelho não capta imagens de luz, mas sim raios X. Obtidas a 240 quilômetros de altitude, a bordo de um foguete lançado no Novo México, revelaram depressões onde a temperatura solar é particularmente alta – mais de 1 milhão de graus Celsius. Na média, a superfície mantém-se em 5000 graus.

A diferença se deve às tempestades magnéticas que espremem a matéria solar – gases eletrificados cuja temperatura se eleva a medida que se contorcem em gigantescos vórtices. O excesso de calor faz com que a maio parte de sua energia seja emitida em forma de raios X. A análise minuciosa desses fenômenos é importante porque eles determinam a atividade do Sol, e esta, por sua vez, tem influência direta sobre a atmosfera terrestre. Ondas de rádio e televisão sofrem com o excesso de energia freqüentemente produzido pelo Sol. Explica o astrônomo Leon Golub, principal responsável pelo projeto “O novo telescópio pode nos ajudar a entender melhor essa interferência”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.