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O carro imune a acidentes

Carroceria inflável, bancos inteligentes, faróis digitais... Mercedes ESF 2009 usa tecnologias inéditas para revolucionar a segurança dos passageiros: nele, é quase impossível se machucar

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 12 mar 2011, 22h00

Bruno Garattoni

Piloto automático mesmo
O computador troca informações, em tempo real, com os demais veículos – e alerta o motorista sobre situações perigosas (exemplo: “carro à direita vai avançar o sinal”). Se perceber a iminência de uma batida, freia sozinho 0,6 s antes do impacto.

Assentos móveis
O carro (que é um protótipo, ainda sem previsão de lançamento) é o primeiro com bancos inteligentes. No caso de uma colisão lateral, eles se inclinam para o centro do veículo – protegendo os passageiros, que são empurrados 5 cm para dentro.

Portas infláveis
Por dentro, elas são feitas de um metal ondulado. Quando o carro vai bater, um compressor de ar gera uma onda de altíssima pressão (290 libras), que literalmente estufa as portas.

Braking Bag
É uma bolsa de ar sob o para-choque, que se enche 0,08 s antes de uma colisão frontal. Isso ajuda a desacelerar o carro (que também fica 8 cm mais alto, protegendo os ocupantes).

Farol inteligente
Analisa as situações à frente do veículo e reprograma sua lâmpada (formada por 100 leds) para jogar mais luz no que é mais importante – pedestres atravessando, por exemplo.

Cinto inflável
Frações de segundo antes de um acidente, os cintos de segurança do ESF 2009 se inflam automaticamente – eles ficam acolchoa-dos e dobram de tamanho, para segurar melhor o passageiro.

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