GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O computador vai às compras

Empresa LaserLine está testando num shopping de São José dos Campos o primeiro terminal de informações interativo, que se caracteriza pela possibilidade de o usuário mudar o conteúdo do programa apresentado, "conversando" com o computador.

Há pouco mais de um mês aportou no Brasil o primeiro terminal de informações interativo, num shopping ccenter de São José dos Campos, São Paulo. Implantando pela LaserLine, uma empresa especializada em sistemas de vídeo interativo, o terminal ainda está em fase de experimentação, e conta por enquanto com um monitor de alta resolução, um teclado e um computador que controla as informações. Se um cliente do shopping procurar determinada loja, o computador lhe mostra um mapa indicando onde ele localiza. Caso esteja interessado em comprar um tênis, o terminal lhe informará onde estão as lojas de artigos esportivos, apresentará fotografias dos produtos e eventuais ofertas.

O terminal instalado em São José é básico em termos de tecnologia interativa – que se caracteriza pela possibilidade de usuário mudar o conteúdo do programa apresentado, “conversando” com o computador –, mas logo se tornará mais sofisticado. “ Dentro de alguns meses, quando os consumidores estiverem mais familiarizados com o terminal, colocaremos também imagens de videocassete ou videodisco”, garante Eduardo Augusto Sona, diretor da LaserLine.