Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O exterminador do presente

Sabe aqueles robôs dos filmes, que vêm do futuro para tentar destruir a humanidade? Já existe algo parecido - nas mãos do Exército americano

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h32 - Publicado em 17 fev 2014, 22h00

Thaís Harari

Na série de filmes O Exterminador do Futuro, robôs assassinos tentam destruir a humanidade. Um deles, o T-800, chama a atenção pelo aspecto especialmente assustador. Mas, na vida real, o Exército dos EUA já possui uma máquina que se parece muito com ele: o robô Atlas, um monstro de 1,88 metro, 150 quilos, cabeça, tronco e membros fortes e articulados, unidos por 28 juntas hidráulicas. Ele foi desenvolvido pela empresa Boston Dynamics, que já havia criado uma mula robótica para o Exército americano. O Atlas tem esqueleto feito de titânio e alumínio, e enxerga graças a um sistema de visão a laser. Em dezembro, passará por uma bateria de testes no Pentágono, na qual terá de se mostrar capaz de realizar oito tarefas, entre as quais subir escadas, andar sobre superfícies irregulares e até dirigir um veículo numa estrada com obstáculos.
Segundo seus criadores, o Atlas não terá autonomia para agir – será controlado a distância por um humano, que lhe dará ordens verbais. “Estamos trabalhando para que um simples comando, como `suba a escada¿, seja suficiente para que o robô complete sozinho a tarefa desejada”, explica Gill Pratt, da Darpa (divisão de projetos avançados do Pentágono). Apesar de lembrar muito a máquina assassina do cinema, Atlas supostamente terá propósito benigno – segundo o Pentágono, ele será usado em missões pacíficas, como expedições em usinas nucleares acidentadas. Tomara que sim.

 

Assista ao vídeo sobre o Atlas no youtube:https://www.youtube.com/watch?v=zkBnFPBV3f0#t=30

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.