GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O futuro do SMS e Instagram na parede

Confira notas sobre tendências

Luiz Romero

As outras telas
Sabe quando você comenta algum capítulo da novela ou a rodada do futebol no Facebook, ainda enquanto assiste ao programa? Isso tem nome: “second screen”, ou “segunda tela”, na tradução do inglês. A ideia, que consiste em interagir com algum outro eletrônico enquanto vê televisão, está fazendo sucesso nos EUA.

Usa o tablet enquanto assiste TV*
41% – Todo dia
38% – Só às vezes
21% – Quase nunca

Usa o celular enquanto assiste TV*
37% – Todo dia
39% – Só às vezes
24% – Quase nunca

O second screen é ideal para transmissões esportivas. No futebol, por exemplo, pode mostrar estatísticas sobre a partida em tempo real e o perfil do jogador com a posse da bola.

*Dados da Nielsen

Carta sem selo
Enquanto a quantidade de usuários que mandam mensagens de texto aumenta, o número de mensagens diminui. Por quê? Os SMSs pagos estão diminuindo, enquanto os sistemas gratuitos, como o WhatsApp, ficam mais populares. Os dados valem para os EUA, mas a tendência já aparece na Finlândia e nas Filipinas. Em breve, com a popularização dos smartphones, deve chegar ao Brasil.

A casa-origami
Com trilhos, por onde as paredes deslizam, esta casa pode ser reorganizada em função do clima. Em dias quentes, as paredes finas ficam do lado externo. No frio, as partes mais grossas ficam para fora, aumentando o isolamento térmico, e as janelas são direcionadas para o Sol. As oito formas possíveis da D*Haus Dynamic, criação de um estúdio de Londres, são inspiradas nas pesquisas do matemático inglês Henry Dudeney.

Instagram na parede
A Projecteo pediu US$ 18 mil no Kickstarter, mas o projetor fez tanto sucesso que arrecadou US$ 85 mil. A ideia é simples: nove fotos são registradas pela empresa em filme. Depois, o círculo com as images, que recebe luz da traquitana, é projetado na parede.