GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que a foto do seu perfil revela sobre a sua personalidade

Você é neurótico? Afetuoso? Mente aberta? É possível deduzir muita coisa pela imagem que você escolheu para representá-lo nas redes sociais

Uma imagem fala mais do que mil palavras — e as fotos de perfil nas redes sociais são, muitas vezes, a primeira impressão que passamos aos outros na internet. Um grupo de pesquisadores conseguiu relacionar essas imagens a características importantes da personalidade das pessoas.

O estudo, apresentado na Conferência Internacional de Web e Social Media, na Alemanha, começou analisando os perfis do Twitter de 66 mil usuários. Na primeira etapa, eles testaram se dá para captar a personalidade dos participantes a partir do que eles escrevem no microblog.

Para isso, os cientistas usaram o Big Five, os 5 Grande Fatores de personalidade, o modelo mais reconhecido pela ciência para avaliar seus traços psicológicos. São eles: neuroticismo (instabilidade emocional), extroversão, amabilidade, escrupulosidade (responsabilidade moral) e abertura para novas experiências.

Cada participante teve seus 3.200 tweets mais recentes analisados e classificados de acordo com esses cinco traços. Depois, os cientistas cruzaram essas informações com as características das fotos de perfil de cada um.

Eles descobriram o seguinte: pessoas que tiraram uma nota alta em escrupulosidade — aquelas que são disciplinadas e com um forte senso moral — sorriem nas fotos e tendem a aparecer sozinhas e não com amigos. Aí fica a pergunta: será que é porque elas acreditam que o ideal de foto de perfil é um rosto sorridente e estão querendo seguir as “regras”?

Os usuários que se mostraram bastante abertos a novas experiências escolhiam fotos mais artísticas, com ângulos e cores diferentes. Já os neuróticos tinham uma tendência bastante forte a não aparecerem na imagem. As fotos de perfil exibiam um objeto ou personagem, por exemplo, mas quase nunca mostravam o rosto.

Veja também

Os pesquisadores querem expandir o estudo com a criação de um software que permita que as pessoas enviem suas fotos para o teste de personalidade.

Uma tecnologia parecida já existe — a Universidade de Cambridge criou um aplicativo que analisa os 5 traços de personalidade de acordo com o que você curte no Facebook, além de fazer uma análise das suas tendências políticas e religiosas e até seu nível de felicidade comparado às outras pessoas.