PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Olhar japonês sobre uma estrela de rabo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 30 set 1999, 22h00

O telescópio espacial Hubble fez a descoberta, há seis meses, mas foi um instrumento japonês, o Subaru, que desvendou as formas verdadeiras de duas estrelas de rabo situadas a 450 anos-luz da Terra (1 ano-luz mede 9,5 trilhões de quilômetros). Em agosto, apenas dois meses depois de ter começado a operar, no Havaí, ele mostrou duas compridas rajadas de gás que saem dos astros. Por serem recém-nascidos, e muito quentes, eles emitem grande quantidade de energia luminosa. Com isso, junto com a luz, vão para o espaço grossos jatos de matéria. Vê-se também, com nitidez, a redoma de poeira e gás que cerca os corpos brilhantes. Os raios infravermelhos muito intensos que eles emitem empurram a massa de matéria à sua volta e abre espaços vazios lá dentro. “Foi uma bela proeza”, disse à SUPER o astrofísico Alan Boss, do Instituto Carnegie, de Washington. Segundo ele, imagens como essa vão ajudar a deslindar a formação das estrelas e a descobrir até que ponto também surgem planetas ao lado delas. Se ficar claro que esse processo é freqüente, há mais chance de haver mundos habitados por aí.

Algo mais

O telescópio japonês Subaru tem uma lente, ou espelho, como dizem os astrofísicos, com 8,3 metros de diâmetro e 30 centímetros de espessura. Durante a sua construção, 44 espelhos menores, de forma hexagonal, pesando 1 tonelada cada um, foram fundidos numa peça só, circular.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.