Os brasileiros que o Google já homenageou com doodles
A gigante de Mountain View lança pelo menos um doodle novo por dia. Mas a maioria deles você não vê.
Ontem, dia 15 de de dezembro, o Google resolveu celebrar o 71º o seringueiro brasileiro Chico Mendes com um “doodle” – a sua já tradicional brincadeira com o logotipo da empresa. É mais um brasileiro na já extensa lista de homenageados com o doodle. Veja outros na galeria:
Os doodles começaram com uma brincadeira meio bobinha de Larry Page e Sergey Brin. Em 1998, os dois resolveram tirar uma folga da empresa que eles tinham acabado de criar e foram juntos ao Burning Man, um festival psicodélico que acontece todo ano no deserto de Nevada e atrai uma multidão de doidões. Page e Brin desenharam um bonequinho com os braços erguidos, em celebração do feriado. Servia quase como um cartaz de “volto logo”.
Com o tempo a brincadeira foi ficando séria. Hoje há uma divisão do Google apenas para produzir doodles, e novos são lançados todos os dias, muitos deles com grande interatividade. Só que a maioria é vista apenas por uma pequena parte do mundo. Quase todos esses acima apareceram apenas no Brasil. Ou seja: não é que o Google adore o Brasil. Qualquer país do mundo tem doodles próprios, que o resto do planeta não vê. Serve, em grande medida, como marketing: passa a sensação de que o Google se importa com cada lugar do mundo.
Vários doodles aparecem em certos países, mas não em outros. O doodle que homenageava Fernando Pessoa, por exemplo, apareceu em Portugal mas também no Brasil, já que o poeta é muito lido aqui. Já a homenagem a Momofuku Ando, o japonês que inventou o macarrão intantâneo, estrelou em uma dúzia de países que amam miojo – EUA, Argentina, Peru, Brasil, Portugal, Austrália… Doodles futebolísticos são publicados apenas em países que se importam com futebol.
Os doodles são sugeridos por funcionários do Google do mundo inteiro, mas também por qualquer usuário que queira mandar uma ideia para proposals@google.com. É possível navegar pelos milhares que já foram produzidos aqui.
LEIA MAIS:
O mundo Google.
Google tem relatório com todos os lugares onde você já esteve.
O futuro da internet (e do mundo) segundo o Google.