PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Os números das stories no seu Instagram podem estar inflados

O problema parecem ser os critérios que a plataforma usa para considerar que o conteúdo foi visualizado.

Por Lucas Agrela, de Exame.com
7 dez 2017, 12h59

O Instagram Stories, assim como o WhatsApp Status, são áreas nos populares aplicativos para a publicação de fotos e vídeos que expiram em 24 horas. Ambos cresceram em números de usuários ativos diariamente e passaram o Snapchat, que tornou esse formato conhecido mundialmente.

Se você pensa que as visualizações de vídeo são contabilizadas quando as pessoas realmente viram o que você publicou no Stories ou no Status, você está enganado.

Em testes de EXAME, constatou-se que o Instagram Stories e o WhatsApp Status contabilizam visualizações mesmo que você avance ou saia dos apps instantaneamente. Ou seja, um segundo (ou menos) já significa uma visualização.

O Stories e o Status têm 300 milhões de usuários ativos cada, enquanto o Snapchat tem 173 milhões, segundo os dados recentes compartilhados pelas empresas.

A Snap, dona do app de imagens que desaparecem, também conta as visualizações de imagens dessa forma. Logo que a foto ou vídeo aparecem na tela, mesmo que por meio segundo, acontece a visualização.

Continua após a publicidade

A contagem de visualizações nos aplicativos é pouco transparente para o consumidor. O Instagram informa apenas que contabiliza uma visualização em vídeos publicados no feed após três segundos de reprodução–método também usado no Facebook e no Twitter. Porém, não há menção ao tempo necessário de exibição na área de imagens efêmeras.

Esses aplicativos contam as visualizações de maneira diferente de plataformas estabelecidas de vídeos, como o YouTube. Lá, o tempo de exibição pode variar de acordo com a duração do vídeo. No entanto, pouco mais de 30 segundos é o considerado o tempo mínimo para visualização de um vídeo.

EXAME contatou o Facebook para comentar o caso, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. Já o WhatsApp informou que “não há tempo mínimo para a visualização aparecer para o usuário”.

Continua após a publicidade

Vídeo vai dominar a web

Um novo estudo da Ericsson sugere que 75% do tráfego da internet mundial será usado para vídeos em 2023, ou seja, dentro de cinco anos.

Fora isso, as conexões móveis continuarão a ter protagonismo: serão oito vezes mais do que hoje, totalizando 110 exabytes (1.000.000.000.000.000.000 de bytes) por mês vindos de dispositivos móveis. Isso seria o equivalente a 5,5 milhões de anos de transmissão online em qualidade HD.

Até lá, a Ericsson estima ainda que existirão 1 bilhão de conexões móveis no padrão 5G ativas globalmente. Em 2023, a previsão é de que essa conexão de alta velocidade esteja disponível para 20% da população.

Este conteúdo foi publicado originalmente em Exame.com

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.