Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Papel-moeda: Notas à prova de Falsários

O Banco do Canadá lançou uma nova família de notas dotadas do mais moderno dispositivo de segurança contra falsificações: no canto esquerdo superior de cada nota foi colocado um selo ótico, que altera a cor à medida que se movimenta a nota sob a luz.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 28 fev 1990, 22h00

Depois do aparecimento das copiadoras que usam o laser para reproduzir – em cores – os mais finos detalhes de uma ilustração, impedir a circulação de dinheiro falso tornou-se um desafio ainda maior para os governos de muitos países – pelo menos daqueles cujas moedas são fortes o suficiente para atrair o interesse e a inventividade dos falsários. Por isso mesmo, o Banco do Canadá lançou uma nova família de notas dotadas do mais moderno dispositivo de segurança: no canto esquerdo superior de cada nota foi colocado um finíssimo selo ótico, de 11 milímetros de largura por 12,5 de comprimento, feito de uma película especial, que altera a cor à medida que se movimenta a nota sob a luz. A película é formada por cinco camadas de materiais distintos; em conjunto, eles agem como um filtro que, dependendo do ângulo, absorve certos comprimentos de ondas de luz e reflete outros. Como é extremamente difícil produzir em grande escala esse pedacinho de filme, os canadenses apostam que suas notas de dólar finalmente estão a salvo da ação dos falsários.

 

 

Para saber mais: SuperMundo

 

 

 

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.