PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Partícula Z dá sinais de vida

Físicos americanos conseguem gerar partículas Z, uma das responsáveis pela interação nuclear fraca, ao testar o acelerador linear da Universidade Stanford, na Califórnia.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 31 ago 1989, 22h00

Ao testar o acelerador linear de 115 milhões de dólares da Universidade Stanford, na Califórnia, inaugurado recentemente, os físicos americanos tiveram uma alegre surpresa. Como resultado da colisão de partículas no equipamento de 3,2 quilômetros de extensão foram obtidos sinais da fantasmagórica partícula Z, uma das responsáveis pela interação nuclear fraca, uma das quatro forças fundamentais do Universo – as outras são a força gravitacional, a eletromagnética e a nuclear forte. Desde que foram descobertas em 1983, as partículas Z foram produzidas raríssimas vezes nessas máquinas gigantescas em que elétrons são postos a colidir a altas velocidades para decompor a matéria em seus elementos subatômicos básicos, como existia no começo do Universo.

Em outra instalação portentosa, o LEP, o superacelerador multinacional de 27 quilômetros, recém-construído na fronteira entre a Suíça e a França, os cientistas pretendem obter milhares dessas partículas. Só assim se poderá estabelecer a massa, a duração de vida e o modo pelo qual se decompõem. Segundo João Alberto Mignaco, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio, “o estudo das partículas Z pode levar eventualmente a uma teoria unificadora capaz de explicar como todas as forças se relacionam”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.