GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Robô da Apple desmonta iPhones em 11 segundos

A função é nobre: ajudar a empresa a reaproveitar componentes.

Apple apresentou nesta semana um robô industrial que pode desmontar um iPhone em 11 segundos.  

Chamado Liam, o aparelho tem 29 braços equipados com ferramentas, como brocas e chaves de fenda, e será usado no programa de reciclagem de componentes da empresa, que visa reaproveitar peças e reduzir o impacto ambiental do descarte de smartphones

A companhia anunciou no evento de ontem, quando apresentou o iPhone SE e o iPad Pro de 9,7 polegadas, um programa de coleta de iPhones para reciclagem chamado Renew – e o Liam será o responsável por dar o fim correto para cada aparelho recebido. Os donos de aparelhos da marca poderão descartá-los em Apple Stores, as lojas físicas da Apple (há somente duas no Brasil, uma no Rio e outra em São Paulo). 

Graças à velocidade do Liam, a Apple estima que irá desmontar 350 iPhones por hora. Por essa conta, por ano, serão 1,2 milhão de smartphones desmontados.  

Durante o processo, o Liam destina os componentes para os seus devidos destinos, como um balde ou uma área específica de armazenamento. 

Os materiais usados na fabricação dos iPhones podem ser vendidos para empresas de reaproveitamento. Algumas das substância são alumínio, cobre, níquel, cobalto e tungstênio – razão de conflitos populares no Congo.  

Confira a seguir o vídeo de divulgação da Apple que mostra o desmanche de iPhones feito pelo robô Liam.