Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Robô do Google vai caçar trolls nos comentários da internet

Software leu 17 milhões de comentários deixados em textos - e aprendeu a identificar gente mal-educada com 92% de precisão

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 26 set 2016, 14h45

Se você já comentou algum texto na internet, provavelmente já se deparou com os trolls: pessoas cujo único objetivo é causar, brigar e destilar ódio. Geralmente, não adianta argumentar com os trolls, o que faz muita gente preferir ignorá-los (é a política de “não alimente os trolls”, comum na internet). O problema é que não adianta: os trolls continuam se multiplicando, e seu azedume acaba contaminando o resto das pessoas – num estudo feito pelo governo dos EUA, 28% dos entrevistados admitiram já ter agido como trolls.

Mas o Google acha que tem a solução para isso: inteligência artificial (AI). Ele criou um software inteligente, o Conversation AI, e o colocou para ler 17 milhões de comentários deixados em reportagens do New York Times, além de 13 mil discussões em páginas da Wikipedia. O software foi aprendendo a identificar comentários ofensivos e agora, segundo o Google, consegue fazer isso com mais de 92% de precisão

Segundo a revista Wired, que teve acesso exclusivo ao robô, tanto o New York Times quanto a Wikipedia já planejam colocar o Conversation AI em ação no dia-a-dia, monitorando e aprovando comentários antes que sejam publicados. Ele também será liberado em código aberto, para que qualquer site possa usá-lo. Mas ainda tem dois poréns: só funciona com comentários em inglês, e é vulnerável aos chamados falsos positivos – o uso de termos de baixo calão como gíria, mesmo que de forma não-ofensiva, faz o robô barrar o comentário.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.