PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tecnologia vai na onda verde

Para o sonho de consumo não virar pesadelo ecológico

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 30 set 2008, 22h00

O novo iPod Nano é mais do que bonito e poderoso. Tanto ele quanto o Touch são altamente recicláveis, fabricados sem mercúrio, pvc, arsênio ou componentes tóxicos. Tudo para satisfazer uma revolução que está varrendo o mundo tecnológico rapidamente – a onda ecológica.

• A Apple e outras grandes fabricantes de eletrônicos estão utilizando novos materiais ou criando equipamentos que consomem menos energia, para evitar que os gadgets sejam os novos vilões do aquecimento global. O impacto dessa preocupação já chegou: a Philips lançou este ano uma TV de LCD de 42’’ que consome 75 watts – menos que muitas lâmpadas comuns; a última linha de notebooks da Sony foi construída sem materiais tóxicos e veio em caixas de papel reciclado; e a Motorola pesquisa baterias que funcionam com hidrogênio da água, separada por hidrólise. Todas as marcas estão fazendo de tudo para ganhar um selo de amigas do ambiente.

• Pura bondade? Óbvio que não. São os desejos do consumidor e (principalmente) algumas leis que as estão forçando a isso. A União Européia aprovou, em 2006, uma diretiva que obriga a retirada do chumbo e a redução de materiais tóxicos dos eletrônicos vendidos no continente. Quando não é guardado devidamente, o lixo tecnológico contamina o solo, os rios e os lençóis freáticos com a liberação de substâncias nocivas. “O cádmio é cancerígeno, o chumbo causa danos ao sistema nervoso central e o mercúrio causa lesões cerebrais”, enumera Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, organização voltada ao consumo responsável.

• Por enquanto, ter a consciência tranqüila tem um preço: os eletrônicos não nocivos ao ambiente são também mais caros. Mas a opção de fabricá-los ou não deixará de existir para as empresas à medida que os governos criarem regras mais severas e o público tomar gosto pela mensagem ecológica, como acontece agora com a indústria automobilística. Vale a pena comprar uma TV que não tenha impacto – nem na natureza nem na conta de luz.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.