PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tinta mais escura do mundo deixa objetos quase invisíveis

Feita de partículas nanoscópicas, Vantablack absorve 99,965% da luz - e já foi usada até para pintar um prédio; veja vídeo

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 mar 2018, 15h51 - Publicado em 7 mar 2018, 15h43

Vantablack foi desenvolvida pela empresa inglesa Surrey NanoSystems, e serve para eliminar reflexos nas lentes de telescópios e satélites de monitoramento (a tinta é usada para pintar as partes de dentro dessas lentes). Ela é o material mais escuro já criado pela humanidade: absorve 99,965% da luz. O segredo é que a tinta contém uma quantidade gigantesca de nanotubos de carbono: cada centímetro quadrado pintado com Vantablack contém 1 bilhão deles. Os raios de luz ficam presos entre os nanotubos e não conseguem sair, o que dá ao objeto pintado um aspecto incrivelmente escuro.

O resultado, como você pode ver no vídeo abaixo, é impressionante. Dependendo do ângulo, os objetos cobertos com a Vantablack parecem simplesmente desaparecer.

A supertinta tem uma versão líquida e outra em spray (que se chama S-VIS e absorve “apenas” 99,7% da luz), mas não está à venda. Se você quiser pintar alguma coisa com ela, terá de contratar os serviços da Surrey NanoSystems, que se encarrega da aplicação – e cobra por isso um valor não-divulgado. A Vantablack já foi usada para pintar um prédio, construído na Coreia do Sul para as Olimpíadas de Inverno, em fevereiro, e deve aparecer nas próximas obras do escultor inglês Anish Kapoor.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.