Ultra-som para ver o fundo do mar
Pesquisadores americanos desenvolveram um equipamento dotado de ultra-som para pesquisar as criaturas marinhas que medem milímetros.
Criaturas marinhas tão pequenas quanto o krill serão pesquisadas agora com a mesma tecnologia usadas para examinar bebês humanos na barriga da mãe: a ultra-sonografia. Até agora, esse animais foram poucos estudados, pois seu tamanho de meio milímetro a 3 centímetros de comprimento os torna invisíveis a sonares comuns.
Desenvolvida pela Instituição Scripps de Oceanografia, na Califórnia, Estados Unidos, a Técnica foi batizada de Fish Tv.
Um grupo de transmissores e receptores de ondas sonoras conectado a computadores é mergulhado no mar. Os Transmissores, então, emitem ondas de ultra-som que refletem nos animais. Os ecos dessas ondas dão a localização horizontal dos minúsculos seres e, calculando-se o tempo que o eco leva para chegar aos receptores, obtém-se a profundidade. O computador combina as informações e fornece um mapa tridimensional, mostrando onde estão os animais. A tecnologia já esta testada em laboratórios será usada para estudar o Krill, um camarão de 1 milímetro e outros bichos igualmente minúsculos e importantes na cadeia alimentar nas águas do Oceano Pacifico.