Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Um fogão que ensina a cozinhar

Cooktop dosa os ingredientes, controla o preparo e vai dando instruções do que você deve fazer.

Por Bruno Garattoni Atualizado em 3 Maio 2022, 06h59 - Publicado em 12 abr 2022, 18h27

Ele se chama Tramontina Guru e é um cooktop elétrico que esquenta as panelas por meio de indução eletromagnética: o aparelho produz um campo magnético oscilante, que agita as moléculas da panela e gera calor. Por isso, só funciona com panelas feitas de material magnético, como ferro ou aço inox (o Guru vem com duas: uma caçarola e uma frigideira).  O cooktop pode ser usado com controles manuais, como um modelo comum.

Mas o legal é seu modo guiado, que funciona por meio de um aplicativo. Ele se comunica com os sensores de temperatura e peso do aparelho [veja quadro acima] e usa as informações recebidas deles para orientar o processo.

Foto do cooktop Tramontina Guru em cima de uma mesa com duas panelas, um celular, um pano e uma colher de medidas.

Se você for fritar um bife, por exemplo, basta escolher essa opção no app: ele monitora a temperatura da carne, e avisa quando está na hora de virá-la. Quer tentar um risoto? O cooktop indica o momento de colocar cada ingrediente, mede a quantidade dele e vai mostrando, pelo app, o que você precisa fazer (como mexer o arroz). Além de navegar pela lista de receitas, também dá para filtrá-las por ingrediente (para usar o que você tiver na geladeira). Um produto bem interessante. Só não é barato: R$ 2.099.