Videogame do futuro
O próximo passo em realidadevirtual pode estar em azulejosque seguem seus passos
Juliana Carpanez
A invenção não leva a nada. Essa é a grande sacada do CirculaFloor, um equipamento criado por cientistas japoneses que funciona como um chão onde é possível andar sem sair do local. A grande diferença entre o aparelho e as já conhecidas esteiras de academia é o fato de que o usuário pode se mover em qualquer direção: ele escolhe para onde vai e a superfície acompanha o movimento.
A fórmula da liberdade consiste em dividir a base em quatro pedaços, semelhantes a lajotas, equipados com motores e rodinhas. O usuário fica sempre sobre uma única parte, que se desloca na direção oposta ao próximo passo (identificado por sensores). Uma nova superfície é então encaixada debaixo dos pés, criando a sensação de um chão contínuo. Os pesquisadores aliaram a essa tecnologia óculos que exibem imagens de realidade virtual e criaram um equipamento que pode revolucionar os jogos em 3D ou simulações durante treinamentos.
“O produto será indispensável em simulações para evacuação de áreas”, exemplifica Hiro Iwata, líder do projeto desenvolvido na Universidade de Tsukuba. “Esses treinamentos são importantes e devem acontecer antes dos desastres. Daí a importância de uma ferramenta virtual sobre a qual os usuários podem andar e, futuramente, até correr”, completa.