PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

videogame :o fim do aperto

Ao rebater uma bola em um game de beisebol, por exemplo, você usa o controle como um taco. Mais intuitivo, impossível.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 30 jun 2006, 22h00

Bruno Vasone, em Los Angeles

É praticamente impossível conhecer alguém que nunca tenha visto um filme, lido um livro ou assistido a televisão. Agora, gente que nunca jogou videogame existe aos montes. Pois a Nintendo está disposta a conquistar aqueles que têm aversão a apertar botões. A empresa lança, até o fim do ano, seu novo console: o Wii, que quebra barreiras no quesito joystick e custará algo como 200 dólares (ou um terço do preço do Playstation 3).

Os botões ainda estão lá, mas são meros acessórios – agora, para comandar o seu personagem na tela, o jogador simula o movimento desejado com o controle. Ao rebater uma bola em um game de beisebol, por exemplo, você usa o controle como um taco. Mais intuitivo, impossível.

A primeira demonstração pública do videogame foi o grande destaque da maior feira de games do mundo, a Eletronic Entertainment Expo (E3), que aconteceu em maio, em Los Angeles (EUA). Jornalistas perderam a compostura no estande da Nintendo, e o público teve que enfrentar filas de mais de 3 horas para poder experimentar o console.

Continua após a publicidade

O joystick de personalidade múltipla

Volante de Carro

Quem nunca se pegou, ao jogar algum game de corrida, retorcendo o corpo conforme realiza curvas no asfalto virtual. Com o Wii a pagação de mico vai ser ainda maior, pois o controle funciona também como um volante. Incline para a frente para acelerar, para os lados para virar, e assim por diante. O mesmo princípio também vale para games de skate, snowboard e similares.

Continua após a publicidade

Pistola ou Espada

Controlar a mira naqueles games de tiroteio sempre foi um estorvo com os joysticks tradicionais. Aqui, basta apontar o controle para o alvo na tela, apertar o “gatilho” e BAM! – inimigo abatido. Se a luta enroscar e for pro corpo-a-corpo, não se preocupe: o controle pode virar uma espada virtual se você o usar para cortar o ar e simular os movimentos de um espadachim.

Batuta ou Vara

Continua após a publicidade

Não há limites para as maneiras de usar a nova tecnologia. O controle pode funcionar como uma vara de pescar, arco e flecha ou até mesmo como uma batuta para reger uma orquestra virtual. Ele ainda treme e vibra, conforme a situação do jogo, e possui um alto-falante embutido, que recria sonoramente a trajetória de objetos virtuais do controle até a TV.

Raquete ou Taco

Em games de esportes a diferença é brutal. Disputar uma partida virtual de golfe ou tênis exige que você faça com o controle os mesmos movimentos que faria com um taco ou raquete. Já para simular uma corrida de 100 metros rasos, basta segurar o controle e mexer os braços, como se estivesse correndo. Desse jeito, pra que continuar pagando academia?

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.