Os 10 melhores filmes da história, por Kleber  Mendonça Filho

Obras-prima de Eduardo Coutinho, esse documentário começou a ser gravado em 1964 e conta a história de um líder rural assassinado na Paraíba.

Cabra Marcado Para Morrer (1984)

Sob a perspectiva do garoto Florya, o diretor soviético Elem Klimov narra a ocupação da Bielorrússia pela Alemanha nazista.

Vá e Veja (1985)

O diretor australiano George Miller dá sequência à saga de Max Rockatansky (Mel Gibson) em meio a um futuro pós-apocalíptico e desértico.

Mad Max 2 - A Caçada Continua (1981)

Retrato de pessoas marginalizadas em SP do diretor Hector Babenco, estrelado por Fernando Ramos da Silva e por Marília Pera, que interpreta uma prostituta.

Pixote, A Lei do Mais Fraco (1980)

Filme da cineasta belga Chantal Akerman que retrata a vida da personagem-título: uma viúva que vive em Bruxelas com o filho adolescente.

Jeanne Dielman (1975)

Curta francês feito com fotos em preto e branco. Por meia hora, acompanhamos o experimento de uma viagem no tempo em um mundo que foi assolado pela guerra nuclear.

La Jetée (1962)

Do diretor alemão Werner Herzog. Filmado na Amazônia, é a saga de Brian Sweeney Fitzgerald (Klaus Kinski) para construir uma casa de ópera no meio da floresta.

Fitzcarraldo (1982)

A história de duas famílias de diferentes classes sociais em Salta, uma cidadezinha no norte da Argentina. É o filme de estreia da diretora Lucrecia Martel.

O Pântano (2001)

Dirigido por Edward Yang, o drama taiwanês se passa nos anos 1960, na esteira da Guerra Civil Chinesa, e mostra o assassinato de uma adolescente pelo seu colega.

Um Dia Quente de Verão (1991)

Estrelado por Nicole Kidman e Paul Bettany, este filme de Lars von Trier conta a história de uma pequena cidade fictícia dos EUA na época da Grande Depressão.

Dogville (2003)