Qual maior causador  de obesidade: dieta  ou seden-tarismo?

Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo convivem com a obesidade, e o problema é maior em países ricos. Dieta e sedentarismo são os principais culpados — mas um deles pesa mais.

Um novo estudo global comparou populações com estilos de vida muito diferentes para responder: o que mais contribui para a obesidade?

A resposta: a composição calórica da dieta tem um impacto maior no peso corporal do que a quantidade de atividade física realizada por um indivíduo.

Basicamente, países ricos possuem maiores níveis de obesidade porque estão consumindo calorias demais, e não por que estão gastando de menos.

Foram analisados mais de 4 mil indivíduos em 36 comunidades em países diferentes, incluindo caçadores-coletores, agropastores e habitantes de países ricos.

Populações de países industrializados consomem mais calorias, especialmente de ultraprocessados. Isso foi decisivo nos resultados.

A diferença no gasto energético entre estilos de vida ativos e sedentários existe, mas é pequena demais para explicar a prevalência de obesidade.

Segundo os cientistas, 90% da relação entre obesidade e nível de desenvolvimento está ligada à dieta. Apenas 10% ao sedentarismo.

Mesmo assim, o exercício físico continua essencial para a saúde geral. Ele reduz o risco de doenças como diabetes e problemas cardíacos. Não seja sedentário!