Por que gatos não devem usar coleiras com guizo

Não é raro ver um sininho amarrado às coleiras de gatos. O guizo balança e faz barulho à medida que o felino se movimenta.

Além de avisar aos tutores por onde o bichinho anda, a principal função do som é proteger a vida selvagem de possíveis ataques felinos.

Caçar pequenas aves e roedores faz parte do instinto do animal. No entanto, a prática pode causar um desequilíbrio na biodiversidade local.

Os guizos eram recomendados para gatos soltos e com costume  de  caçar ratos ou aves. Se o felino usa uma coleira barulhenta, os pássaros identificam que há um predador chegando – e podem fugir.

Estima-se que os gatos matem de 1 a 4 bilhões de pássaros por ano nos Estados Unidos, o que pode reduzir drasticamente a população de aves local.

 Um estudo publicado em 2022 mostrou que o uso de guizos reduzir o número de presas caçadas entre 54% e 62%.

Mas o método não é perfeito. O barulho agudo do guizo pode ser uma fonte de estresse para o gatinho, que tem uma audição mais sensível que a humana.

Além disso, os gatos são cuidadosos e silenciosos por natureza. O guizo  irrita os bichanos e os impede de expressar seus instintos.

O estresse constante pode torná-los mais ansiosos e violentos. Os gatos podem, inclusive, mudar seu padrão de movimento para evitar o barulho do guizo.

Gatos mantidos em casa não precisam de uma coleira barulhenta. Se o seu gato costuma sair para dar uma volta, uma alternativa são as coleiras super coloridas, como se fossem arco-íris.

Estudos mostram que elas também alertam pássaros da presença de predadores, já que as aves têm uma visão aguçada. De brinde, você ganha a chance de ver seu gato parecendo um palhacinho.