Quantos anos vive um gato?

Entre 12 e 15 anos, em média, considerando um gatinho saudável e com acesso à medicina veterinária e boas condições de vida. Mas, em alguns casos raros, os felinos podem passar dos 20 anos.

A história mais emblemática é de Creme Puff, a gata mais velha que se tem registro. Puff nasceu em agosto de 1967, nos EUA, e viveu até agosto de 2005, quando morreu com 38 anos e 3 dias.

Em 2022, o Guinness World of Records atualizou o título de gata mais velha do mundo ainda viva para Flossie, uma gata inglesa que hoje tem 29 anos. 

Um ano depois disso, porém, uma família de Barbacena, Minas Gerais, disse que a gatinha Esmeralda, adotada em 1995, era a verdadeira merecedora da coroa.

Isso tudo, porém, vale só para gatinhos domésticos. Para felinos de rua, a expectativa de vida muda: esses animais vivem de 2 a 10 anos. 

Isso porque uma boa nutrição, acesso ao veterinário, castração e proteção – que os felinos de rua geralmente não têm acesso – prolonga a vida dos bichinhos. 

As raças dos pets também podem ter um papel importante quando o assunto é expectativa de vida, já que algumas vivem mais do que outras.