6 casais incestuosos da Bíblia

Por Atualizado em 16/08/2011

Incesto é errado, certo? Pois nos primeiros livros da Bíblia, lá no Antigo Testamento, não faltam casais entre parentes. Enquanto algumas uniões foram pacíficas e formaram casais felizes, algumas histórias de incesto do Livro Sagrado são de arrepiar os cabelos. A lição que fica? Desconfie do vinho, mesmo que ele seja oferecido pelo seu irmão ou pelas suas filhas.

Abraão e Sara
Eram filhos do mesmo pai, mas com mães diferentes. Permaneceram juntos até a morte de Sara, aos 127 anos (Gên. 20:12)

Nahor e Milca
O irmão de Abraão se casou com a sobrinha, filha do seu irmão morto, Harã. Milca é irmã de Ló, que também teve uma relação incestuosa. Mas sobre essa, a gente fala daqui a pouco (Gên. 11:27, 29)

Anrão e Joquebede
Joquebede era tia de Anrão por parte de pai. Eles tiveram três filhos juntos: Aarão, Moisés e Miriã. Sim, aquele Moisés, o do Egito (Êxo. 6:20)

Amnon e Tamar
Amnon estuprou Tamar. Ambos eram filhos de David, mas de mães diferentes. Dois anos após o estupro, Absalom, irmão de Tamar por pai e mãe – e meio-irmão de Amnom – finalmente vingou sua irmã. Para isso, ele preparou uma festança para a qual todos os filhos do rei David foram convidados e mandou seus servos matarem Amnom quando ele estivesse muito bêbado (II Sam. 13:2, 14, 28-29)

Ló e suas duas filhas (aí são dois casais – e uma história bizarra)

Não é só incesto, é menage? Não, cada uma dormiu com o pai um uma noite. Mas poderíamos classificar as duas noites como abuso sexual. E o pai foi a vítima!

Mas calma, vamos do começo: Ló, sobrinho de Abraão, morava em Sodoma com sua família. Antes de Sodoma e Gomorra serem destruídas pela fúria de Deus, dois anjos foram enviados dos céus para tirarem Ló, sua mulher e duas filhas virgens (a Bílbia não fala seus nomes) de lá, pois eles não eram pecadores como o resto dos habitantes da região.
Eles deveriam fugir sem olhar para trás. Mas a mulher de Ló não resistiu, olhou e virou uma estátua de sal – pã! Uma vez longe das “cidades do pecado”, Ló e suas filhas se escondem em uma caverna.
E é aí que a coisa perde os limites: as filhas de Ló o embebedam – uma em cada noite – e dormem com ele. Ló não se lembra de nada. Mas, depois de nove meses, vê o resultado: nascem os netos-filhos Moabe e Ben-Ami (Gên. 19:30-38)

  • Heliomah

    2 Tessalonicenses capítulo 1 versos do 6 ao 9 – eis a misericórdia do seu deus, de jesus

    Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam,
    E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
    Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
    Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,
    2 Tessalonicenses 1:6-9
    ainda bem que é uma fábula.

  • Heliomah

    A fé serve para fazer vc acreditar naquilo que seu cérebro rejeita

  • Heliomah

    Me diga por favor uma, apenas uma, revelação do passado, do presente e do futuro que a bíblia faz com exatidão? não vale previsões genéricas que se encaixam em qq coisa, tipo as de Nostradamus.
    De quais temas atuais ela trata? que não sejam temas sempre presentes na história da humanidade
    Que coisas são essas que a bíblia explica que não eram conhecidas na época?
    Vc não precisa ser téologa para saber todas as coisas, mas não acredite em tudo que ouve ou que ler, principalmete se vier de uma igreja, use seu senso critíco e parafraseando Carl Sagan: Não queira crer, queira saber.

  • Heliomah

    ela não revela presente nem futuro, não trata de temas atuais, não diz nada sobre conhecimentos cientificos, não revela nada do que sabemos hoje sobre o universo, sobre medicina, geografia ou qq outro conhecimento relevante, quem faz isso é a ciência, os cientistas. O que ela faz é descrever comportamentos e atitudes humanas básicas que são tipicas do ser humano em qq epóca em qq lugar.

  • Heliomah

    quanta a ninguém ter visto, no passado o modo de se transmitir informações, conhecimento e histórias era o modo verbal, histórias de pai para filho.

  • Heliomah

    menos Victor, apesar de a bíblia ser o que vc diz, ela tb tem seu valor, tem coisas boas, claro não é um livro sagrado, nem sequer o melhor em orientação moral e humanística, mas é aquilo, nem tanto ao céu nem tanto a terra, nem 8 nem 80

  • Heliomah

    Primeiro quero dizer que não creio na bíblia como sendo um livro sagrado, dito isto vamos a explicação que ouvi,
    Após presenciarem a destruição das cidades com fogo caindo do céu, elas imaginaram que o mundo todo havia sido destruído e toda a humanidade dizimada, pensaram então que só havia restado elas e o pai, a conclusão: se não tivermos relação com nosso pai vai ser o fim da linha para a humanidade.