Blogs

6 ilusões de ótica incríveis

15 de setembro de 2011

É oficial: não dá pra acreditar 100% no nosso cérebro. Ilusões de ótica como as listadas abaixo são criadas pela forma como o olho forma imagens e percebe cores, mas também se devem a “tilts” do cérebro. Há ainda as brincadeiras geométricas e os truques de perspectiva que enganam nossos olhos e a nossa mente.

A SUPER tem o especial “As Melhores Ilusões de Ótica De Todos Os Tempos”, você já conhece? Ele foi lançado ano passado, então não está mais à venda em bancas e livrarias, mas sempre há como buscar essas publicações em bancas mais “robustas” ou em sebos. As melhores da revista, você também pode ver aqui.

1. Não acredite nas cores

Acredite: nesta espiral, o “verde” e o “azul” são a mesma cor. O que acontece é que o nosso olho percebe as cores uma em relação às outras. Como as litras são muito fininhas, essa comparação “confunde” o tom de verde.

2. Imagem parada em movimento

Juro, este não é um gif, é uma imagem em jpeg normal. O que acontece é que as diferenças entre luz e sombra criam mini movimentos involuntários nos olhos, causando a sensação de movimento.

3. Moinho de água em looping

O artista holandês Escher criou esta imagem (e diversas outras) brincando com a geometria e as regras de perspectiva.

Aí veja o vídeo abaixo, onde um cara contruiu uma cachoeira de Escher da vida real!

Tudo truque, gente, vejam o canal de McWolles, em que ele mostra como fez o vídeo.

4. Círculo de bolinhas que desaparece

Este gif tem duas ilusões: se você focar seus olhos na cruz central, verá um círculo verde que se movimenta. E ainda, se você focar MESMO na cruz central, as bolinhas rosas somem! O que acontece é que a cor verde é uma “imagem fantasma”, ou “pós imagem negativa”, que é criada pelos olhos após a visualização de uma cor intensa (no caso, as bolinhas rosas) na cor oposta à ela (no caso, verde).

5. Mulher giratória

Pra você essa mulher acima gira em sentido horário ou anti-horário? O sentido que ela gira depende do seu cérebro, não da imagem acima. Todas as silhuetas são ambíguas, o nosso cérebro é que tenta criar uma terceira dimensão na imagem, causando a sensação de que ela gira para um lado ou para outro.

E sim, é possível fazer com que a mulher gire para outro lado, basta usar o seu poder da mente. Alguns conseguem fazer isso sem tentar muito, outros precisam de mais esforço. Pra mim, ela simplesmente começa a girar pra outro lado sem eu querer.

Não acredite que isso tem a ver com a dominância de um ou outro hemisfério do cérebro, a ilusão não tem nada a ver com isso!

6. Uma cara no café

Faça um esforço e encontre a cabeça de um cara no meio desses grãos de café. Olhe bem, ele está aí, sim.

Encontrou?

Então agora você nunca mais vai achar que só existem grãos nesta imagem! Isso tem a ver com o chamado aprendizado “one-shot”. Isso significa que, uma vez que você sabe onde está a cabeça, nunca mais você vai achar que ela é um grão de café. Mas até lá… você simplesmente não tem ideia de onde ela está!

Comente!