6 sociedades secretas famosas

Por Atualizado em 08/03/2013

Talvez você não precise utilizar o seu título de eleitor esse ano, mas saiba que 2013 também é ano de eleições – a diferença é que, neste caso, não é só o voto que é secreto. No dia 9 de março, 40 mil homens que frequentam os rituais maçônicos irão se reunir para votar e escolher o seu próximo líder máximo, o grão-mestre que assume o comando da organização pelos próximos três anos. Este é apenas um dos rituais das sociedades secretas que se escondem nas misteriosas sombras da humanidade. Para aguçar sua curiosidade, listamos 6 sociedades secretas famosas que mostram que a verdade pode até estar lá fora – mas está muito bem escondida:

.
1. Ordem dos Templários


Dos templos para a fogueira 

Fundada em 1118, a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão foi a sociedade secreta mais pop e poderosa da Idade Média. O objetivo da ordem era proteger peregrinos que faziam viagem até a Terra Santa, garantindo a segurança no trajeto entre Jerusalém e Europa. A tropa de elite, subordinada à Igreja Católica, era formada por homens de Deus: além de votos de pobreza, castidade e obediência, os frades que integravam a ordem juraram também defender os lugares sagrados da cristandade e, se necessário, liquidar os infiéis.

A causa aparentemente “nobre” não demorou a desandar: em 1139 uma bula papal isentou os templários da obediência às leis locais e o poder logo subiu à cabeça. A série de abusos foi relevada até o grupo cometer uma mancada imperdoável: a perda da Terra Santa, reconquistada pelos muçulmanos. Com a expulsão dos cristãos do solo sagrado em 1303, os templários entraram na mira do papa Clemente V que, junto do rei da França, Filipe, o Belo, conspirou para a destruição da Ordem do Tempo Ordem do Templo. Em 13 de outubro de1307, a maioria dos templários foi presa. Em 1312 foi extinta definitivamente – ou, pelo menos, supõe-se que assim tenha sido: há quem defenda que alguns frades teriam reconstruído secretamente a ordem. Será?

.
Leia também: Templários: a irmandade de Cristo

.
2. Maçonaria

Quando o assunto é a mais famosa das sociedades secretas, não faltam criativas teorias da conspiração que situem seus membros entre guerreiros das cruzadas, arquitetos do templo do Rei Salomão e até entre egípcios responsáveis pelas pirâmides – sim, Dan Brown, estamos falando de você. A versão oficial diz que os maçons surgiram, na realidade, no fim da Idade Média, em canteiros de obras. Conhecimentos sobre o então prestigiado ofício passaram a ser compartilhados com um grupo seleto e confiável de aprendizes dentro das chamadas “lojas”. Foi em 1717 que a unificação de quatro destas unidades deu origem à Grande Loja de Londres, marco oficial da criação da maçonaria.

Entre o final do século 18 e começo do século 19, não havia nada mais cool do que pertencer a este seleto clube do bolinha (só homens acima de 21 anos indicados por um irmão maçom podem participar), famoso por reunir mentes inquietas, brilhantes e, principalmente, influentes. Para além de teorias mirabolantes, os maçons estiveram por muito tempo envolvidos em grandes marcos mundiais. Acredita-se que os maiores acontecimentos da independência dos EUA, país onde a instituição maior exerceu influência, foram decididos em lojas maçônicas. Entre os mais ilustres membros da turminha das antigas estadunidense estão ninguém menos que Benjamin Franklin e George Washington. No Brasil, o time de notáveis também não fica atrás: José Bonifácio, Patriarca da Independência, foi o primeiro grão-mestre da instituição no país; D. Pedro I, Rui Barbosa, marechal Deodoro da Fonseca e Joaquim Nabuco também compartilharam o título.

Mesmo sem exercer hoje a força e influência que marcou a instituição no passado, por trás das quatros paredes sem janelas (característica das lojas maçônicas) continuam se reunindo empresários, advogados, formadores de opinião que seguem os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e buscam a dominação mundial o aperfeiçoamento intelectual.

.

Bônus: Outras organizações misteriosas ligadas aos maçons povoam o imaginário popular. O ex-presidente americano Bill Clinton foi dirigente da Ordem DeMolay, sociedade fundada em 1919 nos Estados Unidos patrocinada pela maçonaria – um grupo formado por jovens do sexo masculino de 12 a 21 anos. As mulheres, deixadas de fora destes dois grupos, fazem parte da Ordem da Estrela do Oriente, organização paramaçônica, fundada em 1850, que aceita membros acima dos 18 anos com parentesco maçônico. A organização dá suporte à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, clube de serviço criado pela maçonaria em 1922 que tem como membros mulheres entre os 11 e 20 anos e se assemelha à Ordem Internacional das Filhas de Jó – organização também patrocinada pela maçonaria, criada em 1920, da qual participam mulheres entre 10 e 20 anos.

.
Leia também: Maçonaria – A ordem | Decifrando a maçonaria
Faça o teste: Você conhece os segredos da maçonaria?

.

3.Illuminati

       

A pirâmide com o olho que tudo vê, presente no Grande Selo dos Estados Unidos, é considerado um símbolo dos Illuminati

Contra a Igreja e a monarquia, a Ordem dos Iluminados, ou simplesmente Illuminati, já surgiu ~causando~. Fundada em 1776 pelo alemão Adam Weishaupt, sua missão era libertar o mundo do que ele chamava de “dominação jesuíta da Igreja em Roma”. Weishaupt formou um grupo de conspiradores que deveria trazer de volta a pura fé dos mártires cristãos. Os cinco iniciados passaram a espalhar a doutrina pela Alemanha, o que não agradou nadinha o governo. Os Illuminati passaram a sofrer repressão e Weinshaupt acabou fugindo do país em 1784, colocando um ponto final na trajetória da polêmica organização. Ou não. Há quem acredite que os Illuminati estão por aí, ainda atuantes, e trabalhando por debaixo dos panos para instituir um governo global chamado de Nova Ordem Mundial.

.

4. Opus Dei


Sua diminuta área de 0,44 km2 contribui para isso, é verdade, mas o Vaticano tem tudo para ser o país com mais segredos por metro quadrado do planeta. Um dos grandes mistérios é o Opus Dei, organização espiritual católica vinculada ao Vaticano criada em 1928 na Espanha. Os boatos que cercam a sociedade – da qual só pode fazer parte quem manifestar vocação antes do pedido de filiação – alimentam a mística em torno de suas atividades. As ações ultraconservadoras e totalitárias da organização (e o incentivo à autoflagelação) ganham a mídia e geram polêmicas, mas é sua influência política que levanta mais suspeita: há quem acredite que o Opus Dei é tão poderoso que pode decidir grandes questões da Igreja.

Como se não bastasse, além de ter como missão santificar o mundo, uma das funções secretas dos membros do Opus Dei seria ocupar posições de liderança na sociedade – e daí viria todo o poder e dinheiro da instituição. Isso pode muito bem ser verdade: a legião de 85 mil adeptos anônimos se espalha por todas as partes do mundo. A organização chegou ao Brasil na década de 1950 e estima-se que a organização conte com cerca de 1.700 membros no país.

Leia também: Opus Dei: O Exército do Papa

.

5. Skull and Bones

Esqueça o que você aprendeu ao assistir aquele besteirol americano: apesar de ter surgido dentro dos dormitórios de uma faculdade, esta sociedade secreta e ultra-exclusiva é bem diferente das fraternidades comuns.  A Skull and Bones (“Caveira e Ossos’, em português), foi fundada na Universidade de Yale em 1832. Reza a lenda que tudo começou por causa de uma dor de cotovelo: depois de ser rejeitado pela Phi Beta Kappa, uma das mais antigas e prestigiadas irmandades universitárias dos Estados Unidos, William Huntington Russell teria fundado a sociedade ultra-exclusiva – a cada ano, apenas 15 pessoas são escolhidas para fazer parte do grupo que atualmente conta com cerca de 800 membros. Poderia ser só mais um clubinho, não fossem as polêmicas que envolvem a organização que, acredita-se, tem ligação com os Illuminati. Para além das teorias da conspiração, fato é que, entre os membros da sociedade, estão alguns dos mais importantes políticos e homens de negócios do EUA – a teoria é que eles trabalham juntos para ocupar as mais importantes posições de destaque no cenário estadunidense. Entre os membros da organização misteriosa, estão George Bush pai e George Bush filho, ambos ex-presidentes dos Estados Unidos. Até Henry Luce, fundador da corporação Time-Life, um dos mais importantes conglomerados de comunicação dos Estados Unidos e responsável pela influente revista Time, fez parte da Skull and Bones.

Leia também: Skull and Bones: Segredos da Tumba

.

6. Rosacruz

Na Idade Média, a Inquisição não perdia a chance de jogar na fogueira quem ousasse questionar os dogmas católicos. Para evitar esse destino, os integrantes da Rosacruz preferiram não arriscar e fizeram valer o titulo de “sociedade secreta”. Interessados em descobrir mais sobre os profundos mistérios religiosos, os membros da Rosacruz recorriam às mais diversas fontes – gnosticismo (buscando o conhecimento à margem do que dizia a Igreja), a cabala (misticismo judaico), o esoterismo islâmico e também na filosofia, mitologia egípcia, astrologia e alquimia. Envolta por mistérios, as origens da organização permanecem incertas até os dias de hoje. Enquanto alguns afirmam que sua criação data do ano 46, na Alexandria, a teoria mais famosa liga o surgimento da sociedade ao monge Christian Rosenkreuz, nascido em 1378, na Alemanha. Ao que tudo indica, aos 16 anos, ele viajou ao Oriente Médio e estudou diferentes artes ocultas. Para celebrar seus rituais secretos, ao voltar para a Alemanha, Rosenkreuz construiu a Spiritus Sanctum, a “Casa do Espírito Santo”. Quando a sua tumba foi encontrada, 120 anos depois de sua morte, o pastor luterano Johann Andrae retomou as atividades da Rosacruz. Apesar de muitos acreditarem que tudo não passa de uma lenda, muitas sociedades atuais se baseiam no valor simbólico da história:  as andanças pelo mundo e a incorporação de elementos de várias tradições aludem à chamada Religião Universal da Sabedoria – que prega a tolerância religiosa, a harmonia e a paz.

Faça o teste: O mistério das sociedades secretas

  • Milk Joseph

    José A de Araújo F,
    vc é ignorante.

  • José A de Araújo F

    Meus amigos; nada neste mundo desgraçou mais a humanidade e aviltou mais o homem do que as religiões, e continua o obscurantismo, pois as pessoas insistem em serem burras, qualquer leigo percebe claramente o mal que faz as religiões dogmáticas e seus fanáticos nefastos, não se enganem meus amigos, as Igrejas Pentecostais querem desesperadamente cometer os mesmos erros crassos e grosseiros que a Igreja Católica no Passado, estes são tão hipócritas do que aqueles, falam em perdão mais seus corações é uma podridão só.
    Somente as Sociedades Iniciáticas podem resgatar a Dignidade aos homens, as Igrejas fazem o contrário; bestializam, alienam e dominam.

  • http://viverembrasilia.com.br Viver em Brasilia

    Dê uma olhada nessa matéria sobre a origem da maçonaria no Brasil. Se estiver interessado em parceria, entre em contato http://viverembrasilia.com.br/sociedades-secretas-a-origem-da-maconaria-no-brasil/

  • luciano

    muito entereçante

  • luciano

    esse rico lira tem argumentos fortes

  • Ana

    Maçonaria é algo tão comum, nada de dominação do mundo! Apenas ajuda o próximo e auxilia o homem a ter respeito mais com a família! Meu pai participa dessa sociedade, lógico que ele não pode falar nada sobre o que acontece lá dentro! Mas as cerimonias e iniciações e elevação são lindas. Se eu não me engano é na França que tem uma maçonaria feminina!

  • wesleywbs

    vocês brincam com coisas serias……QUANDO NÃO SE SABE É MELHOR CALAR.

  • https://www.facebook.com/ Leo

    Qual é a sociedade Secreta que eles usam um copinho cor de vinho com uma cordinha na cabeça ? De vez em quando aparece essa sociedade em filmes … mas nunca comentam que sociedade é essa …

  • http://MatériadaRevistaSuperInteressante Maria Rita

    muito legal

  • Soeli Stedile Zabott

    A meu ver todas essas sociedades secretas visam o desenvolvimento do ser- humano em todos os sentidos, pregando a paz e harmonia.

  • Marcelo

    Afirmar que os membros da Igreja Católica ordenavam o suplício de quem fosse contra seus dogmas, na Idade Média, é no mínimo desonesto. Introdução bastante infeliz feita na Rosacruz. Qualquer historiador hodierno decente sabe que os dirigentes católicos faziam de tudo para não condenar as pessoas. Além disso, a Idade Média foi o ápice de cristianismo no mundo! Aí está um link para ajudar a reflexão dos distintos jornalistas: http://www.veritatis.com.br/apologetica/artigospapaprimado/933-a-inquisicao-exterminou-30-milhoes-de-pessoas

  • Maykon Barros

    Interessante!

    Mesmo com os dogmas pragmaticos.

  • Rico Lira

    Desculpem, mas acho que faltou um pouco mais de pesquisa, nestes tempos acredito que todos buscam informações via www, porém muitas vezes fica faltando algo, em minhas pesquisas ainda que alguns achem antiquada, dentre muitos livros sobre o assunto, achei na minha biblioteca uma enciclopédia Delta Larousse, de 1983, que nos revela que a maçonaria não começou em canteiros de obras mas sim dentro da própria igreja católica em nos primeiros séculos da “era de trevas” da igreja, os templários, Rosa-Cruz, Iluminatis e etc, são descendentes deles, é fácil você encontrar nas igrejas católicas Brasileiras símbolos da maçonaria, como o esquadro o compasso, “o olho que tudo vê” o machado e etc… Outros livros nos mostram que a Maçonaria umas das primeiras ou a primeira mais organizada sociedade secreta (hoje nem tão secreta assim) surgiu no antigo Egito, pois olho que tudo vê na verdade é ligado a um Deus egípcio, e muitos fundamentos veio também do império Babilônico, o interior das lojas segue o padrão do culto a Baal, Deus Egípcio, enfim um pouco mais de pesquisa fora da internet e vocês descobririam fácil isso, salvo que a Bíblia fala de uma nova ordem mundial, onde todas as nações falaram uma só língua e uma só moeda, e um só governante, O ANTICRISTO.. globalização, inglês em qualquer lugar do mundo(língua), dolar e euro como única moeda.. quem vocês acham que está por trás disso???

  • Bira Gonçalves

    Olá amigos; lá no final da Maçonaria ” e buscam a dominação mundial ” por favor eliminem este campo. Há muito preconceito sem esta colocação que não é real.
    Um T.´.F.´.A.´.
    Bira Gonçalves

  • Davi

    Dessas eu só não conhecia a Rosacruz.

  • Anthony Araújo

    O autor de novelas, Walcyr Carrasco, assumiu esses dias em rede nacional numa entrevista concedida ao programa Video Show, que ele é membro da Rosacruz. Há também rumores na internet dando conta de que a atriz Giovanna Antonelli também seria integrante desta seita.

  • lucas tadeu

    eu também faço parte de uma sociedade secreta
    tAo secreta que ninguém sabe o nome e nem quem é membro

  • http://www.superprinter.com.br Lelis

    A sociedade secreta S.E.F.U. do Felipe Silva é tão secreta que ele ta procurando adeptos na internet.

  • Igor

    Vou plantar um pé de “se” lá em casa. “Se” der eu te falo….