3 PerguntasPara Entender

O jogo do bicho?

por Guilherme Campos

1. Por que é proibido?

Porque é um jogo de azar, ou seja, só depende da sorte. No Brasil, com exceções para corridas de cavalos e sorteios filantrópicos, só o governo federal pode administrar tais jogos.

2. É um jogo brasileiro?

Nasceu aqui, mas foi idéia do mexicano Manuel Zevada, em 1893. O Zoológico do Rio estava endividado e ele sugeriu ao dono, o barão de Drummond, estampar nos ingressos o desenho de um bicho. No fim do dia, era feito um sorteio e o dono do ingresso com o desenho sorteado levava 20 mil réis. Um comerciante português teria sido o primeiro a aceitar apostas fora do Zôo, pagando ele mesmo aos apostadores. Logo, vários comerciantes cariocas fizeram o mesmo.

3. Qual a relação do jogo com o tráfico?

Desde que o jogo saiu do Zoológico, começaram a ocorrer mortes em brigas por pontos no Rio de Janeiro. No começo da década de 1970, Castor de Andrade reuniu uma cúpula formada pelos 8 bicheiros mais poderosos da cidade e dividiu o Rio em zonas. Cheios da grana, alguns passaram a investir no tráfico de armas e drogas, na prostituição e nos desfiles das escolas de samba – práticas que continuam até hoje.

Fonte: O Jogo do Bicho; A Saga de um Fato Social Brasileiro, Simone Simões Ferreira Soares, Bertrand Brasil, 1993

 

publicidade

anuncie

Super 335 - O perigo do glúten Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo? Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 335
julho/2014

O perigo do glúten
Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo?

- sumário da edição 335
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Cotidiano

publicidade

anuncie