Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Astrônomos desenham triângulos no céu

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 30 nov 1998, 22h00

Como os astrônomos medem a distância em anos-luz entre as estrelas e a Terra?

É simples, juram os especialistas. “Primeiro observamos o astro com um telescópio. A luz que ele emite é como uma reta e o próprio instrumento mede o ângulo entre essa linha e a Terra”, diz o astrônomo Thyrso Villela, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, São Paulo. Seis meses depois, repete-se a operação. Aí, a Terra vai estar do outro lado do Sol, ou seja, no extremo oposto de sua órbita, e, por isso, o ângulo será diferente. Juntando as duas retas e a linha que representa o deslocamento da Terra entre os dois momentos, é possível desenhar um triângulo (veja o infográfico ao lado). Como o diâmetro da órbita terrestre é conhecido, o astrônomo pode usá-lo para deduzir o tamanho dos outros lados da figura geométrica e, assim, descobrir a distância entre a estrela e o nosso planeta. A medida é feita em anos-luz – o espaço percorrido pela luz, no vácuo, durante um ano. Como a luz corre a 300 000 quilômetros por segundo, 1 ano-luz dá 9,5 trilhões de quilômetros. Usado desde 1838, o método tem margem de erro de 10%, o que é considerado muito pouco pelos astrônomos.

Régua no céu

Telescópios e geometria calculam a posição dos astros.

Continua após a publicidade

1. Os cientistas apontam um telescópio em direção à luz emitida pela estrela e traçam uma reta imaginária entre ela e a Terra. Assim podem calcular o ângulo formado por essa reta e a órbita terrestre.

2. Seis meses depois, é feita nova medição, que encontra um ângulo diferente, pois o planeta está na outra ponta da sua órbita. Com isso, forma-se um triângulo.

Continua após a publicidade

3. Como se conhece o diâmetro da órbita terrestre (300 milhões de quilômetros), que é a base do triângulo, e dois ângulos, pode-se deduzir o tamanho dos outros lados do triângulo, que são as distâncias da estrela nos dois momentos.

4. Como as distâncias (os lados maiores do triângulo) são enormes, usa-se como medida o ano-luz (9,5 trilhões de quilômetros). O diâmetro da órbita da Terra corresponde a cerca de 17 minutos-luz e a estrela mais perto (Proxima Centauri) está a 4,3 anos-luz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.