Apenas vênus gira ao contrário

A rotação de todos os planetas do sistema solar acontece no mesmo sentido da rotação da Terra, de oeste para leste? Por quê?

A translação também é igual?



Todos os planetas, com exceção de Vênus, giram no mesmo sentido de rotação que a Terra (rotação é a volta que o planeta dá em torno do seu próprio eixo). A Terra gira de oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo movimento. Os astrônomos não conseguiram até hoje explicar por que Vênus é do contra. O sentido da translação movimento ao redor do Sol também é o mesmo para todos e é igual ao de rotação. O sistema funciona como um imenso furacão com pequenos redemoinhos dentro. Isso acontece porque a grande nuvem de poeira e gases que deu origem ao sistema solar, há cerca de 5 bilhões de anos, girava na direção mantida até hoje. "O sentido de rotação e translação dos planetas é como uma marca de nascimento", explica o astrônomo Augusto Damineli, colaborador da. SUPER e professor do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo. "Até hoje continuam se movimentando assim por inércia e seria necessária uma força estrondosamente grande para que isso fosse alterado".

publicidade

anuncie

Super 337 - Foco - organize sua vida agora Os métodos comprovados, a tecnologia que ajuda, a ciência antienrolação. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 337
setembro/2014

Foco - organize sua vida agora
Os métodos comprovados, a tecnologia que ajuda, a ciência antienrolação.

- sumário da edição 337
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Universo

publicidade

anuncie