Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

“A Guerra dos Rohirrim”: o que você precisa saber sobre o novo filme de “Senhor dos Anéis”

O longa adapta a obra de Tolkien ao estilo anime. Saiba mais sobre o projeto, que estreia nos cinemas em 5 de dezembro, e onde ele se encaixa na saga.

Por Rafael Battaglia
26 nov 2024, 10h00

1) História estendida

Imagem do Rei Helm Hammerhand – do anime O Senhor dos Aneis: A Guerra dos Rohirrim.
(Warner Bros/Reprodução)

O filme se passa em Rohan, um dos reinos dos humanos na Terra-Média conhecido pelos seus cavaleiros (os Rohirrim), e expande a saga do rei Helm Hammerhand, mencionado brevemente nos apêndices do livro O Senhor dos Anéis. Helm está em guerra com Wulf, líder do povo Dundeling que busca vingança pela morte do pai. No passado, Wulf era amigo de Hèra, filha do rei e exímia montadora de cavalos, e sempre foi apaixonado por ela.

2) Conexão com os filmes

Imagem do Abismo de Helm – torre medieval do filme As Duas Torres (2002), da série Senhor dos Anéis.
(Imdb/Reprodução)

Guerra dos Rohirrim é um prequel de Senhor dos Anéis e acontece 183 anos antes da aventura de Frodo e cia. Uma das produtoras é Philippa Boyens, corroteirista da trilogia. Helm é quem dá nome ao Abismo de Helm, onde há uma batalha em As Duas Torres (2002) entre Rohan e o exército do mago Saruman (em parte, formado por Dundelings). A narradora da história é Éowyn, uma guerreira Rohan dos filmes de Peter Jackson.

Continua após a publicidade

3) Quem comanda?

Foto do produtor de animes Kenji Kamiyama.
(Jason Mendez/Getty Images)

O diretor é Kenji Kamiyama, da série Blade Runner: Black Lotus. “Meu primeiro contato com Tolkien foi na terceira série, mas a tradução que li era muito formal. […] Só fui apreciar a obra depois de adulto”, disse à Super o cineasta japonês, que aceitou o trabalho em 2021 sobretudo pelo elo com a trilogia de Jackson. “Ela foi uma revolução visual na maneira de convencer as pessoas de que a fantasia na tela era um mundo que poderia existir.”

4) O senhor dos direitos

Imagem de guerreira medieval. Cena do filme Os Anéis de Poder.
(Imdb/Reprodução)
Continua após a publicidade

A Warner Bros vai lançar Rohirrim, em parte, para continuar com uma fatia dos direitos da obra de Tolkien – do contrário, eles iriam para a Embracer, empresa sueca que controla alguns dos licenciamentos do escritor. O espólio de Tolkien envolve várias empresas e é cheio de nuances: a série da Amazon Os Anéis de Poder, por exemplo, não pode se basear no livro O Silmarillion, que descreve justamente a época em que a produção se passa.

5) Quando tudo era mato

Cena da animação O Senhor dos Anéis (1978) em preto e branco.
(Imdb/Reprodução)

Vale dizer que esta não será a primeira animação do universo Tolkien. Por duas décadas, o diretor Ralph Bakshi buscou quem bancasse uma adaptação em duas partes de O Senhor dos Anéis. Em 1978, ele conseguiu. O filme foi feito em rotoscopia: atores reais gravaram as cenas e, depois, cada quadro foi ilustrado à mão. Na época, o longa recebeu críticas mistas; o segundo nunca saiu. Mas ganhou status cult – e serviu de inspiração para Peter Jackson.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.