GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Banco Central dos EUA quer suspender lançamento da criptomoeda do Facebook

Para o Federal Reserve, libra traz preocupações sérias com relação a lavagem de dinheiro e outras questões, e “não pode prosseguir” até que sejam sanadas

“Eu não acho que o projeto possa prosseguir”, disse o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, durante sua sabatina semestral ao Congresso dos EUA. “A libra levanta muitas questões sérias com relação a privacidade, lavagem de dinheiro, proteção dos consumidores e estabilidade monetária”, aifrmou Powell. Segundo ele, a criptomoeda do Facebook só poderá ser lançada após uma análise dos órgãos regulatórios, que necessariamente deverá ser “cuidadosa e paciente”. O Facebook planeja lançar a libra, que foi apresentada há duas semanas, em 2020.     

A tomada de posição do Fed deverá ter consequências profundas para a libra, que poderá atrasar ou sofrer reformulações importantes. Tecnicamente, o Facebook até poderia lançar sua criptomoeda sem a bênção do banco central americano. Mas é muito difícil que isso ocorra, pois criaria problemas na compra e venda da libra, um processo que necessariamente envolve o sistema financeiro tradicional (a Libra Association, consórcio criado para desenvolver e administrar a nova moeda, inclui Visa, Mastercard, PayPal e outras 25 empresas).  

Procurado pela agência de notícias Reuters, o Facebook não acusou o golpe: disse que está “muito alinhado” com as preocupações do Federal Reserve, que manterá um “diálogo construtivo” para o aperfeiçoamento da libra, e que por isso mesmo ela foi anunciada bem antes do lançamento. 

As ações da empresa tiveram queda discreta, de 0,6%, após as declarações de Powell. Já o bitcoin, a maior das criptomoedas, chegou a perder 7% de seu valor. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s