Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Bruno Garattoni Por Bruno Garattoni Vencedor de 12 prêmios de Jornalismo. Editor da SUPER.

Uber estreia frota de carros robóticos em cidade dos EUA

Por Bruno Garattoni Atualizado em 21 dez 2016, 09h41 - Publicado em 24 ago 2016, 13h05

uber volvoA frota, que começará a operar na cidade de Pittsburgh nos próximos dias, é formada por Volvo XC90 equipados com um sistema de navegação autônomo desenvolvido pela empresa sueca e pelo Uber – que anunciaram uma parceria para investir US$ 300 milhões no desenvolvimento de carros robóticos nos próximos cinco anos.

Por medida de segurança, e também por questões legais, os veículos terão um motorista humano (um engenheiro do Uber) sentado no banco do motorista, pronto para assumir o controle se e quando necessário – em determinadas situações, como ao trafegar por pontes, o piloto automático se desliga e requer a intervenção humana.

Ou seja, não é um sistema 100% autônomo. Mas é o mais próximo disso que um serviço comercial já chegou (os carros autônomos do Google se dirigem sozinhos em Mountain View, na Califórnia, mas não prestam serviço ao público – e também trafegam com supervisores humanos). O Uber diz que a frota começará com “alguns” carros autônomos, devendo chegar a 100 até o final do ano. A distribuição será aleatória: ao pedir um carro por meio do Uber, o usuário poderá receber um veículo autônomo. Os carros terão um tablet, no banco de trás, com informações explicando sua tecnologia ao passageiro. O preço é o mesmo do Uber convencional.

Publicidade