Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Ejacular 21 vezes ao mês diminui o risco de câncer de próstata

Por Tiago Jokura - Atualizado em 1 nov 2018, 13h05 - Publicado em 7 ago 2017, 13h50

Se você é homem e se preocupa com a performance sexual a ponto de estabelecer metas e contabilizar seu histórico, eis uma desafiadora notícia: pesquisadores de Harvard descobriram que 21 é um número mágico.

Trata-se da quantidade de vezes que um homem precisa ejacular mensalmente para diminuir consideravelmente o risco de contrair câncer de próstata. É mais ou menos dizer que quem ejacula todo dia útil do mês tem 20% menos chance de ter a doença, comparado a quem ejacula entre quatro e sete vezes por mês.

O estudo, divulgado pela Associação Europeia de Urologia, foi iniciado em 1992 e continuado em 2010, colhendo dados de quase 32 mil homens com idade entre 20 e 49 anos. E mesmo que o número mágico seja difícil alcançar, não desanime: de acordo com os dados, quanto maior for a frequência de ejaculações, maior a proteção para a próstata. Ou seja, três vezes ao mês já previne mais do que uma só e assim progressivamente.

O que causa esse efeito anticancerígeno ainda não está muito bem explicado, mas o estudo também revela que não importa o tipo de ejaculação: tanto polução noturna, como masturbação ou relações sexuais com outras pessoas valem o mesmo para a prevenção.

Continua após a publicidade

A má notícia é que esses dados são relativos a tipos mais amenos de tumor. Para versões mais agressivas de câncer de próstata, a prevenção ejaculatória não apresenta o mesmo efeito.

Publicidade