Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Contando Ninguém Acredita Por Blog As notícias mais bizarras e surreais do mundo

Beber cerveja pode estimular clareza mental, diz estudo

Por Lucas Massao Atualizado em 4 jul 2018, 20h33 - Publicado em 15 ago 2017, 12h18

Se você precisa soltar a criatividade, um copo de cerveja pode ser a solução. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade austríaca de Graz, uma intoxicação leve provocada pelo álcool pode ajudar a limpar bloqueios mentais e estimular a formação de ideias.

O estudo foi feito com 70 voluntários entre 19 e 32 anos. Eles beberam cerveja sem álcool e cerveja normal em duas ocasiões e precisaram responder diversos testes após o consumo das bebidas. Segundo a pesquisa, os participantes acertaram mais questões que envolviam palavras depois de terem bebido a cerveja com álcool, mas problemas de concentração e memória apareceram em outros questionários.

De acordo com o doutor Mathias Benedek, líder do estudo, algumas atividades se beneficiam de um alto controle cognitivo, enquanto outras podem sofrer com o excesso dele. Neste sentido, “o álcool pode reduzir os efeitos de fixação ao liberar o foco de atenção, facilitando uma pesquisa associativa mais ampla e a levando a uma resolução mais efetiva de tarefas criativas”.

Porém, Benedek alerta que, em grandes quantidades, o álcool pode ter efeito reverso. “Os benefícios provavelmente estão restritos a quantidades modestas, já que o consumo excessivo tipicamente prejudica a produtividade criativa.”

Via CBS Boston

Continua após a publicidade

Publicidade