Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por Bruno Vaiano Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Adianta mesmo esperar 30 segundos para religar o roteador?

Claro que sim. Ou por algum acaso você consegue render no trabalho se não estiver descansado?

Por Bruno Vaiano 14 dez 2020, 17h02

Adianta. Você já deve ter percebido que as luzes do roteador às vezes permanecem acesas por uma fração de segundo após desligá-lo. Isso acontece porque, dentro desses aparelhos, há componentes conhecidos como capacitores, que armazenam quantidades residuais de energia.

A espera garante que todos terão tempo de apagar. Um roteador pode parar por vários motivos – sobreaquecimento, algum bug que esteja comendo memória de processamento e por aí vai. Todo aparelho informático “cansa” quando passa muito tempo ligado. Ou seja: não fique bravo quando o atendente pedir para você tirar o modem da tomada. Essa pode ser mesmo a solução.

  • Os capacitores normalmente levam poucos segundos (ou mesmo frações de segundo) para descarregar, mas a paciência é sempre recompensadora: o pequeno período de descanso garante que os componentes como um todo terão tempo de esfriar para voltar em boa forma.

    Pergunta de @rodriguesjeferson, via Instagram.

    Continua após a publicidade
    Publicidade