Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Aranhas planejam o formato das teias?

Articulado Oráculo que me envolve em sua rede de saber, a aranha planeja o formato da teia? (Pergunta de Mauro Roberto, São Luís, MA)

Por Oráculo Atualizado em 26 jan 2017, 17h30 - Publicado em 5 jan 2017, 16h32

Articulado Oráculo que me envolve em sua rede de saber, a aranha planeja o formato da teia?
Mauro Roberto, São Luís, MA

Espero que esta sua pergunta não seja campanha política para o Marcio Aranha, candidato a vereador aí de sua cidade.

Se for o caso, foi tão bem planejado quanto a construção de uma teia. Aranhas já nascem sabendo como construir o tipo de teia que melhor se adapta a seu estilo de vida, embora nunca repitam o desenho.

Elas têm a capacidade de adequar a armadilha ao ambiente, certificando-se, por exemplo, de calcular o espaço ideal entre os fios para reter o maior número de presas possível. A cada nova camada de teia excretada, elas “medem” distâncias utilizadas em etapas anteriores e estimam o local preciso dos próximos segmentos de fio.

As aranhas têm memória de teias que elas já construíram e aprendem a aumentar os setores mais “produtivos”, onde caíram mais presas em versões anteriores da armadilha.

Continua após a publicidade

Ah, se você ainda estiver indeciso sobre em quem votar, Mauro, tem a Socorrinha Vai de Vez, o Louro do Frango, o George do Moleque Té Doido, e o Arrupiado.

 

Fontes: Thiago Chiariello, veterinário do Instituto Butantan, Hilton Japyassú, biólogo da UFBA.

*

Post anterior: Por que as unhas das mãos crescem mais rápido que as dos pés?

Continua após a publicidade
Publicidade