GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

E se todo mundo pulasse ao mesmo tempo?

Não aconteceria absolutamente nada. A massa de todas as pessoas do mundo, somadas, é 287 bilhões de quilogramas – isto é, 287 seguido de nove zeros. Já a massa do planeta Terra, em quilogramas, é 579 seguido de 22 zeros. Mesmo que você juntasse os 7,6 bilhões de cidadãos do mundo em um lugar só, o salto simultâneo deles seria proporcional ao de uma bactéria pulando em uma bola de boliche de 5 kg.

Se cada cidadão pulasse em seu lugar, pior ainda: o salto de um japonês cancelaria o de um brasileiro, pois ambos, em última instância, estariam pulando em direções opostas, um contra o outro.

Outra maneira de enxergar nossa insignificância é usar abalos sísmicos de referência: o terremoto que atingiu o Japão em 2011 e registrou 8,9 na escala Richter acelerou a rotação da Terra – alterando a duração dos dias em 1,8 microssegundo. Em um experimento realizado em um festival de música pela emissora britânica BBC, 50 mil pessoas saltaram ao mesmo tempo. O resultado foi um terremoto de 0,6.

Para atingir um 8,0, seria necessário multiplicar a população atual da Terra por 7 milhões – isto é, adicionar seis zeros. Haja gente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s