Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Esqueleto de tubarão aparece no raio X?

Esqueleto de tubarão aparece no raio X? (Pergunta de Julio Cavallari Júnior, Ribeirão Pires, SP)

Por Oráculo 12 abr 2017, 18h36

Recentemente, minha esposa fez uma radiografia do joelho. O ortopedista suspeitava de desgaste na cartilagem, mas, como cartilagem não aparece no raio X, ele ia observar só os ossos em volta. Desse fato surgiu minha dúvida: se tirarmos uma radiografia de um tubarão, que tem esqueleto cartilaginoso, o que parece? O ortopedista ficou curioso.
Julio Cavallari Júnior, Ribeirão Pires, SP

Em razão do interesse generalizado, esta resposta vai para o ortopedista, para você, Julio, para a sua esposa e para o joelho dela – a redação estima melhoras. Otto Gadig, biólogo do Laboratório de Pesquisa de Elasmobrânquios (leia-se arraias, tubarões e seus parentes) da Unesp, garante não ter problemas ao bater chapas desses animais: “Se fizermos radiografia de um tubarão, o esqueleto vai aparecer muito bem.

Só é preciso aumentar um pouco a intensidade do aparelho”. É que a cartilagem deles não é como a nossa, fibrosa e elástica: é mais rígida, apresentando até depósitos de cálcio, que sempre aparecem na radiografia. Ainda que o raio X não fosse possível, os eslamo-brânquios, assim como os humanos, já têm direito a outros exames que detalham cartilagens: a tomografia e a ultrassonografia.

Post anterior: Posso tirar o pendrive sem clicar em “remover hardware com segurança”?

Continua após a publicidade
Publicidade