Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Leite de vaca pode ficar mais doce?

Ó, Poderoso Óraculo, nós, nordestinos que enfrentamos bravamente uma grande seca, viemos humildemente perguntar: uma vaquinha alimentada com bagaço de cana-de-açúcar produziria leite mais docinho? Elizângela Patricia, Abreu e Lima, PE   Leite docinho, é? Conta mais. Não. A técnica não dá certo por dois motivos. O primeiro é porque o bagaço da cana-de-açúcar é […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h06 - Publicado em 22 abr 2013, 18h19

Ó, Poderoso Óraculo, nós, nordestinos que enfrentamos bravamente uma grande seca, viemos humildemente perguntar: uma vaquinha alimentada com bagaço de cana-de-açúcar produziria leite mais docinho?
Elizângela Patricia, Abreu e Lima, PE

 
Leite docinho, é? Conta mais.

Não. A técnica não dá certo por dois motivos. O primeiro é porque o bagaço da cana-de-açúcar é pobre em sacarose, que é o açúcar presente nessa planta e que poderia adocicar o leite. A maior parte da sacarose é removida no processo de prensagem para extração do suco. E, mesmo que a vaca se alimentasse da planta inteira em vez do bagaço, ainda teríamos outro empecilho. A sacarose é fermentada pelas bactérias que existem no rúmen do animal. Rúmen é uma das partes do superestômago do bicho (e a origem do nome RUMINante). O produto dessa fermentação, explica Marco Antônio Sundfeld da Gama, pesquisador da área de nutrição de bovinos leiteiros da Embrapa Gado de Leite, produz outros compostos que não são açúcares.

“Vale também mencionar que o açúcar presente no leite é a lactose (diferente da sacarose), que é responsável pelo sabor levemente adocicado da bebida”.

Ou seja, vaquinha chupando cana não serve pra nadinha.

E o bambu?

[crédito da imagem: tricky (rick harrison)]

Continua após a publicidade

Publicidade