GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que não dá para fazer cócegas em si próprio?

Porque a agonia das cócegas não é só fisiológica – ela também é psicológica. Ou seja: se o seu cérebro sabe que é você que está fazendo as cócegas, ele não vê motivo para reagir – nem graça na brincadeira.

O componente fisiológico, claro, é o estímulo físico em regiões especialmente vulneráveis do corpo, que têm mais terminações nervosas livres – como a sola dos pés ou o pescoço. “Esses receptores nervosos são os mesmos que nos permitem sentir dor, coceira e excessos de calor ou frio – ou seja, estímulos perturbadores que levam o organismo a se afastar deles”, diz o neurologista Benito Pereira Damas, da Unicamp. Quando a pele é acariciada de uma certa maneira, esses receptores transmitem o estímulo até o centro de prazer do cérebro, localizado no hipotálamo.

O motivo pelo qual a seleção natural beneficiaria a implantação dessa tecnologia no corpo é simples: as cócegas ajudam, por exemplo, a detectar um inseto venenos ou portador de um microorganismo parasita que pode estar caminhando em sua pele sem que você se dê conta. Esse tipo de cócega extremamente leve, que é acionada pelo toque de uma pena e pode até ser autoinduzida, recebe o nome de raiz grega knismesis (cunhado por dois psicólogos em 1897).

A cócega feita de brincadeira por uma pessoa amigável é diferente: o receptor sabe que aquele comportamento não é ameaça, mas mesmo assim reage. Ela foi batizada de gargalesis e tem uma origem darwinista mais incerta: talvez tenha evoluído para ser parte da brincadeira “de mão” dos filhotes de mamíferos – que os ajuda a praticar na infância para os combates por fêmeas ou comida que podem encarar na vida adulta. Mas talvez seja só resquício de algum outro mecanismo do corpo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Utilizing this choice (otherwise called the “unending” or “on-premises” form of Office),
    you can introduce the applications on a solitary PC and you’ll get security refreshes,
    yet you won’t most likely move up to a subsequent adaptation https://voip-guide.org/

    Curtir