Clique e assine a partir de 8,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Por que objetos como geladeira, fogão e portas estalam à noite?

Por Oráculo - Atualizado em 3 dez 2018, 19h33 - Publicado em 24 jan 2018, 15h50

À noite, a cozinha esfria, de manhã, ela esquenta. Até aí, óbvio. Essas variações alteram o grau de agitação das moléculas que compõem os eletrodomésticos. O grau de agitação das moléculas tem um nome muito familiar: temperatura. Quanto maior a temperatura, mais agitadas ficam as moléculas e mais o eletrodoméstico dilata (isto é, se expande). Quanto menor a temperatura, mais ele se contrai.

A dilatação atinge todos os materiais – de vidro a madeira, passando por metais e plásticos –, causando deformações imperceptíveis aos olhos, mas não aos ouvidos. De acordo com Fernando Lang da Silveira, professor de física da UFRGS, os estalos ocorrem quando o material se expande ou se contrai – à noite, geralmente eles se contraem, já que a temperatura tende a ser menor, deixando as moléculas menos agitadas e mais próximas entre si.

E tem outra coisa importante: os estalos causados pela dilatação e pela contração de materiais rolam durante o dia todo. Você repara esses ruídos à noite apenas porque o ambiente está mais silencioso.

Pergunta de Bruno Ramos, Recife, PE

Continua após a publicidade

 

Publicidade