GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que objetos de plástico ficam esbranquiçados quando são torcidos?

Plásticos são polímeros, e, portanto, formados por longas cadeias de moléculas simples, feitas de átomos de carbono e hidrogênio. Em algumas regiões, chamadas amorfas, esses cordões de moléculas ficam bagunçados. Em outras, chamadas cristalinas, ficam organizadas em um padrão geométrico, como soldados marchando em formação. 

Quando você torce algo feito de plástico (como um canudinho, por exemplo), você cristaliza as áreas amorfas na marra: os longos polímeros são obrigados a se organizar na direção em que você exerceu a força. Esse grau de cristalização é ainda maior do que o que já existia nas regiões naturalmente cristalizadas. Essa mudança em escala microscópica faz com que o plástico passe a espalhar luz de todos os comprimentos de onda visíveis – isto é, luz branca.

Fonte: Wolney Netto Júnior, chefe do Departamento de plásticos do Cotuca-Unicamp; Tailoring the Mechanical Properties of Amorphous Polymers.

Pergunta de @jacksonfisica, via Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s