Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que São Longuinho tem a fama de achar coisas perdidas?

Traga de volta a fé perdida em explicações humanas: Por que São Longuinho tem fama de achar coisas perdidas? (Pergunta: Julia Silveira, Rio de Janeiro, RJ)

Por Oráculo Atualizado em 23 jan 2017, 17h40 - Publicado em 23 jan 2017, 17h20

Traga de volta a fé que perdi nas explicações humanas: Por que São Longuinho tem a fama de achar coisas perdidas?

Julia Silveira, Rio de Janeiro, RJ

Pode dar seus três pulinhos que a resposta está aqui, Julia. A fama de encontrar objetos tem a ver com o processo de canonização do soldado romano Longinus, tornado santo pelo papa Silvestre 2º em 999.

O processo se arrastava havia anos por causa da burocracia e de documentos perdidos. Para achar a papelada, o papa teria apelado ao próprio aspirante de santo e sido atendido.

Cerca de mil anos antes de virar santidade, Longinus teria, segundo a Bíblia, perfurado Jesus com uma lança para checar se estava mesmo morto na cruz.

Continua após a publicidade

Pela tradição católica, o banho de sangue curou o soldado de um problema de visão. A partir daí, ele viveu e morreu pelo cristianismo. Depois de beatificado, virou Longuinho (em português) e caiu no gosto dos brasileiros.

Bônus: Em 1938, Chico Xavier escreveu que São Longuinho teria reencarnado em Dom Pedro 2º.

 

Fontes: Padre Valdenilson de Barros, da Paróquia São Benedito, em Guararema (SP) e Livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, de Chico Xavier.

*

Post anterior: Se o Sol apagasse agora, quanto tempo nós ainda teríamos de vida?

Continua após a publicidade
Publicidade