Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que tinta de nota fiscal some tão fácil?

Por que não é tinta: é o papel – revestido com uma substância especial – que escurece nos lugares certos em contato com o calor.

Por Rafael Battaglia, Bruno Vaiano Atualizado em 8 ago 2019, 15h09 - Publicado em 20 mar 2019, 15h33

Por que não é tinta, propriamente. O papel da nota fiscal é revestido com algo chamado corante leuco: um tipo de pigmento que é transparente normalmente, mas se torna colorido graças a uma reação química desencadeada pelo calor. O que a máquina faz é só aquecer o papel nos lugares certos para marcar as letras, números e símbolos em sua superfície.

Esse tipo de papel é chamado termossensível.

  • Sensível, de fato: com o tempo, as moléculas do corante voltam à configuração antiga, e o conteúdo se apaga. Contato com luz, solventes, óleos e creme hidratante aceleram o processo. 

    Para preservar a sua notinha, a melhor forma é guardá-la em um envelope de papel, sem muito atrito e longe de fontes de luz ou de calor. Mas, se você achar tudo isso uma baita trabalheira, algumas empresas enviam uma versão digital dos cupons via e-mail ou aplicativo no celular.

    Fonte: Cielo

    Pergunta de Juliana Krauss, designer da SUPER.

    Continua após a publicidade
    Publicidade