Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Quantos quilômetros um avião comercial percorre durante sua vida útil?

Quantos quilômetros um avião comercial percorre durante sua vida útil? Ricardo Hideaki Ono, Brasília, DF Aviões são projetados para durar de 25 a 35 anos, mas a vida útil deles para valer é medida em horas de voo ou em quantidade de ciclos de voo – um ciclo equivale a decolar, voar e pousar. A longevidade depende de […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 22 nov 2016, 17h48
Sylvia_Adams | iStock


Quantos quilômetros um avião comercial percorre durante sua vida útil?

Ricardo Hideaki Ono, Brasília, DF

Aviões são projetados para durar de 25 a 35 anos, mas a vida útil deles para valer é medida em horas de voo ou em quantidade de ciclos de voo – um ciclo equivale a decolar, voar e pousar.

A longevidade depende de diversos aspectos, como tecnologia de fabricação, distância percorrida a cada voo e manutenção. Falando apenas de naves comerciais, um avião de rotas curtas totaliza poucas horas voadas. Já um avião construído para longas rotas faz um ou dois voos diários, acumulando muitas horas.

A média de um avião que voa trechos intercontinentais pode ser de até 19 horas por dia, enquanto um avião de rotas curtas voa, em média, umas 13 horinhas diárias.

Nossa, viajei tanto na explicação que me esqueci de responder sua pergunta: uma avião de longo alcance voa cerca de 166 milhões de quilômetros – 105 milhões para os de curto alcance.

Fonte: Hildebrando Hoffmann, da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS.

*

Post anterior: Se o Cascão odeia água, o que ele bebe? Ele não tomou banho nem quando era bebê?

Continua após a publicidade
Publicidade