Clique e Assine por apenas 8,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Quem não chora não mama. Leitora folgadinha manda cinco perguntas para um trabalho e ganha cinco respostas.

Por Oráculo - Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 13 ago 2014, 20h10

OLÁ, BOM DIA

MEU NOME É ETIENE, estou precisando da ajuda de VCs,

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Gostaria de saber qual a maior religião do mundo ??

Continua após a publicidade

É o cristianismo, seguido por 33,4% da população, de acordo com o World Factbook, uma publicação da CIA, agência de inteligência americana. De acordo com o professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS Urbano Zilles, autor de diversos livros sobre religião, o cristianismo, que engloba as vertentes católica, evangélica e protestante, conta com 2 bilhões de seguidores no mundo todo.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

2. Qual a que mais cresce nos dias de hoje??

Também é o cristianismo, segundo Zilles. O professor aponta que a religião cresce sobretudo nos continentes africano e asiático, enquanto decresce na Europa. Apesar de muitos acreditarem que é o islamismo, o teólogo diz que há um problema na contagem dos seguidores do Islã. Enquanto o cristianismo tem estatísticas mais consistentes (adquiridas no registro de batismo, por exemplo), o número de seguidores de Alá é contabilizado pela população de países islamitas, visto que em grande parte das nações a religião não se separa do Estado.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

E o que aconteceu com autor de Versos Satânicos ?

Salman Rushdie publicou o livro em 1988 e, um ano depois, o aiatolá Khomeini publicou uma fatwa (decreto religioso) decretando a morte do escritor. Isso obrigou Rushdie a viver durante anos sob proteção policial e trocando constantemente de endereço. Atualmente, Rushdie leva uma vida normal – ou quase, ele continua com medo de perseguições e costuma cancelar eventos em função disso. Ele ainda escreve. Em maio, veio ao Brasil participar da conferência Fronteiras do Pensamento.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ele foi absolvido da pena de morte decretada pelo Aiatolá ??

Em 1998, o governo iraniano anunciou que não incentivaria mais o cumprimento do decreto religioso que o condenava à morte. Ainda que o Ministro das Relações Exteriores do Irã tenha afirmado, na época, que o governo não tem relação com qualquer recompensa oferecida pela morte, os mais fervorosos seguem afirmando a sentença.

Em 2012, a organização religiosa Fundação 15 de Khordad aumentou o prêmio pela cabeça do escritor, de US$2,8 milhões para US$ 3,3 milhões. A polêmica foi reacendida graças ao filme Innocence of Muslims (“A Inocência dos Muçulmanos”), lançado nos EUA,  no final de setembro de 2012, que ironiza a figura do profeta Maomé. O aiatolá Hassan Sanaee, presidente da 15 de Khordad, declarou na época que, se Salman tivesse sido executado, não haveria mais casos de blasfêmia como esse.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Qual é o assunto do livro ?

Com influência do realismo fantástico, a história de Versos Satânicos começa com um atentado terrorista que derruba um jato vindo da Índia. Na queda, dois atores indianos e muçulmanos sobrevivem, mas viram símbolos do bem e do mal.  Um deles desenvolve chifres, cascos e um rabo; o outro, uma auréola. Os personagens lutam para voltar a ser o que eram. O livro é cheio de ironias e críticas ao Corão, o livro sagrado do Islã. O título da obra, inclusive, faz referência a versos supostamente excluídos do Corão. Nesses versos, o profeta Maomé solicitaria a intercessão de três deusas pagãs de Meca, o que bateria de frente com o monoteísmo da religião.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Se vcs puderem me ajudar ficarei muito feliz, É para um trabalho que tenho que apresentar, já fui assinante de várias revistas da casa, inclusive desta, e eu não as tenho, doei, e agora preciso pesquisar para apresentação de um trabalho. Aguardo respostas, Tenho certeza que Vcs me ajudarão. Desde já agradeço, Etiene

Continua após a publicidade

Espero que você volte a assinar a revista, darling. Um beijo.

Publicidade