GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quem não chora não mama. Leitora folgadinha manda cinco perguntas para um trabalho e ganha cinco respostas.

OLÁ, BOM DIA

MEU NOME É ETIENE, estou precisando da ajuda de VCs,

 

Gostaria de saber qual a maior religião do mundo ??

É o cristianismo, seguido por 33,4% da população, de acordo com o World Factbook, uma publicação da CIA, agência de inteligência americana. De acordo com o professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS Urbano Zilles, autor de diversos livros sobre religião, o cristianismo, que engloba as vertentes católica, evangélica e protestante, conta com 2 bilhões de seguidores no mundo todo.

 

2. Qual a que mais cresce nos dias de hoje??

Também é o cristianismo, segundo Zilles. O professor aponta que a religião cresce sobretudo nos continentes africano e asiático, enquanto decresce na Europa. Apesar de muitos acreditarem que é o islamismo, o teólogo diz que há um problema na contagem dos seguidores do Islã. Enquanto o cristianismo tem estatísticas mais consistentes (adquiridas no registro de batismo, por exemplo), o número de seguidores de Alá é contabilizado pela população de países islamitas, visto que em grande parte das nações a religião não se separa do Estado.

 

E o que aconteceu com autor de Versos Satânicos ?

Salman Rushdie publicou o livro em 1988 e, um ano depois, o aiatolá Khomeini publicou uma fatwa (decreto religioso) decretando a morte do escritor. Isso obrigou Rushdie a viver durante anos sob proteção policial e trocando constantemente de endereço. Atualmente, Rushdie leva uma vida normal – ou quase, ele continua com medo de perseguições e costuma cancelar eventos em função disso. Ele ainda escreve. Em maio, veio ao Brasil participar da conferência Fronteiras do Pensamento.

 

Ele foi absolvido da pena de morte decretada pelo Aiatolá ??

Em 1998, o governo iraniano anunciou que não incentivaria mais o cumprimento do decreto religioso que o condenava à morte. Ainda que o Ministro das Relações Exteriores do Irã tenha afirmado, na época, que o governo não tem relação com qualquer recompensa oferecida pela morte, os mais fervorosos seguem afirmando a sentença.

Em 2012, a organização religiosa Fundação 15 de Khordad aumentou o prêmio pela cabeça do escritor, de US$2,8 milhões para US$ 3,3 milhões. A polêmica foi reacendida graças ao filme Innocence of Muslims (“A Inocência dos Muçulmanos”), lançado nos EUA,  no final de setembro de 2012, que ironiza a figura do profeta Maomé. O aiatolá Hassan Sanaee, presidente da 15 de Khordad, declarou na época que, se Salman tivesse sido executado, não haveria mais casos de blasfêmia como esse.

 

Qual é o assunto do livro ?

Com influência do realismo fantástico, a história de Versos Satânicos começa com um atentado terrorista que derruba um jato vindo da Índia. Na queda, dois atores indianos e muçulmanos sobrevivem, mas viram símbolos do bem e do mal.  Um deles desenvolve chifres, cascos e um rabo; o outro, uma auréola. Os personagens lutam para voltar a ser o que eram. O livro é cheio de ironias e críticas ao Corão, o livro sagrado do Islã. O título da obra, inclusive, faz referência a versos supostamente excluídos do Corão. Nesses versos, o profeta Maomé solicitaria a intercessão de três deusas pagãs de Meca, o que bateria de frente com o monoteísmo da religião.

 

Se vcs puderem me ajudar ficarei muito feliz, É para um trabalho que tenho que apresentar, já fui assinante de várias revistas da casa, inclusive desta, e eu não as tenho, doei, e agora preciso pesquisar para apresentação de um trabalho. Aguardo respostas, Tenho certeza que Vcs me ajudarão. Desde já agradeço, Etiene

Espero que você volte a assinar a revista, darling. Um beijo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s