Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Se planetas giram em torno de estrelas, estrelas giram em torno de quê?

No caso de uma galáxia espiral como a Via Láctea, elas percorrem órbitas em torno do centro – onde tudo indica haver um imenso buraco negro.

Por Bruno Vaiano 14 dez 2020, 18h02

De modo geral, as estrelas giram em torno do centro das galáxias. E as contas dos astrofísicos permitem inferir que, no centro de cada galáxia – ou pelo menos no da maioria delas –, há um buraco negro de massa altíssima.

(As tais contas consistem, por exemplo, em analisar a trajetória percorrida por estrelas no bojo da Via Láctea, seu centro denso, para descobrir a que forças elas estão submetidas e que objetos são capazes de gerá-las.)

• Já vimos um desses buracos negros: o núcleo da galáxia M87, representado na foto pioneira da rosquinha laranja. O próximo passo é fotografar o buraco negro no centro da nossa galáxia, Sagitário A*.

O nosso Sol fica a uma distância de 24 mil anos-luz de Sagitário A*, e percorre sua órbita em torno dele a 220 quilômetros por segundo. É o suficiente para completar uma volta a cada 237 milhões de anos.

Ou seja: na época em que reinaram os dinossauros, o Sol estava do outro lado da galáxia – e a Terra, por consequência, também.

Pergunta de @leone_v_o, via Instagram.