GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Se todas as vozes do mundo fossem combinadas, o som seria grave ou agudo?

Ficaria no meio do caminho. A percepção de grave ou agudo do seu cérebro nasce de uma propriedade da onda sonora chamada frequência – o número de picos e vales que ela exibe por segundo, medido em Hertz. Se a onda oscila muito rápido, ela é um som agudo, se oscila muito devagar, é grave.

As vozes masculinas ficam entre 85 Hz e 180 Hz, com média em 132 Hz. Parecidinho com a terceira corda do violão da corda mais grave para a mais aguda. Já as femininas ficam entre 165 Hz e 255 Hz, com média em 210 Hz. Isso é um pouco mais agudo que a quarta corda do violão. A média dos dois sexos é 171 Hz, algo entre as duas cordas. Nem tão grave, nem tão agudo (leitores músicos perceberão que os harmônicos foram desconsiderados por simplificação).

É claro que, na prática, se você juntar todas as pessoas do mundo em um lugar enorme e elas conversarem, o resultado será uma bagunça de vozes – uma versão muito grande de uma sala com 30 adolescentes antes do professor entrar. Já se você pedisse que cada uma cantasse a nota musical correspondente à frequência média de sua voz, o resultado seria mais próximo de apertar todas as teclas de um piano. No volume de um show do Motörhead.

Pergunta de @gabrielh.zilio, via Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s